Saúde

Usuários denunciam falta de atendimento na UPA do Vinhais

Falta de pagamento aos médicos da unidade seria o motivo; SES, por sua vez, garante que salários foram pagos na quarta-feira e que o atendimento é normal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Com obra na entrada principal, acesso à UPA do Vinhais está sendo feito pela entrada do CEM
Com obra na entrada principal, acesso à UPA do Vinhais está sendo feito pela entrada do CEM (UPA VINHAIS)

Quem recorreu aos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais nos últimos dias encontrou dificuldades. Usuários da instituição denunciam o atendimento apenas de casos mais graves, deixando os demais desassistidos. A direção da UPA nega a situação.

Uma mulher, que preferiu não se identificar, por medo de represálias, levou o filho à unidade na manhã de ontem, depois de o pequeno apresentar sintomas como febre e diarreia durante a madrugada. Chegando ao local, ela passou pela triagem com o filho, mas logo depois foi informada de que não poderia receber atendimento.

Foi nesse momento que uma profissional de enfermagem lhe informou que só estavam atendendo casos gravíssimos, como forma de protesto contra o atraso de três meses de salário. “Eu pedi para falar com a médica, porque eles estavam mandado eu voltar para casa com meu filho doente. Ela disse que não iria atender, porque era o único jeito de eles pagarem o salário dela”, lembrou.

Revoltada com a situação, a mãe buscou outra unidade de saúde. “Isso é muito errado, porque a população não tem nada a ver com os problemas do estado. Gastam milhões com festa e até com a reforma da UPA, mas não podem pagar os médicos”, disse a mãe.

Posicionamento
A O Estado, a direção da instituição afirmou não ter conhecimento de que atendimentos estejam sendo negados dentro da UPA e lembrou que a unidade continua funcionando normalmente com uma equipe médica formada por dois pediatras, dois clínicos gerais e um médico intensivista.

A direção informou ainda que não tem acesso a informações sobre os pagamentos dos funcionários, sendo isso de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Estado entrou em contato com a secretaria e, em nota, a SES informou que o pagamento aos profissionais da referida Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - em atraso por 10 dias - foi regularizado na quarta-feira, 1º, e frisou que a oferta de serviços está sendo realizada de maneira regular na unidade. Durante a noite, somente a área da recepção do ambulatório encerra o expediente às 19h, sem comprometer o atendimento realizado na UPA do Vinhais.

A SES informou, ainda, que um setor da unidade está em reforma e o acesso dos pacientes, provisoriamente, deve ser feito pela entrada do Centro de Especialidades Médicas (CEM), como explica um cartaz de aviso anexado na entrada da unidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.