Novidade

Uber começará a operar em São Luís em breve, diz assessoria

No Nordeste, o serviço de transporte de passageiros já está disponível para usuários de Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA)

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Uber é uma empresa multinacional norte-americana de transporte privado urbano
Uber é uma empresa multinacional norte-americana de transporte privado urbano (uber aplicativo)

SÃO LUÍS - O Uber, plataforma de tecnologia que conecta motoristas e passageiros através do smartphone, começará a operar em São Luís em breve, de acordo com a assessoria do aplicativo. No Nordeste, o serviço já está disponível para usuários de Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

De acordo com a comunicação do aplicativo, assim como nas outras cidades, o Uber deverá chegar a capital atuando com parceiros pagos pelo trecho de acordo com uma estrutura de tarifa que está disponível ao selecionar a cidade, com o aplicativo cobrando uma taxa por viagem.

Apesar de afirmar que o serviço será implantado "em breve" em São Luís, o Uber não divulgou data específica para que o serviço comece a operar na cidade.

Táxi

Com o reajuste no preço do serviço de táxi de São Luís, no início deste mês, usuários começaram a se mobilizar para pedir pela implantação do Uber na cidade. Agora, na capital, a bandeirada passou de R$ 3,50 para R$ 4,50.

"Uso táxi quase todo dia e o serviço que já era caro agora está fora da realidade. É o momento ideal para o Uber chegar em São Luís, até como forma de concorrência aos taxistas daqui, que oferecem um serviço bem ruim", disse a universitária Anne Lima.

Assim como a estudante, outros interessados em pagar menos pelo transporte, mas com conforto, começaram a "bombardear" e-mails de suporte do Uber para pressionar pela implantação em São Luís. "Andar de ônibus em São Luís além de ser extremamente desconfortável, é bastante perigoso. A prova disso são os ataques a ônibus que ocorreram nesses dias. Por isso, estamos mostrando para o Uber que há interesse grande de vir para cá", analisou engenheiro Mateus Lima.

Uber Brasil

A primeira cidade a receber o Uber no Brasil foi o Rio de Janeiro, em maio de 2014, seguida de São Paulo, no final de junho do mesmo ano. Em seguida, foi a vez de Belo Horizonte, em setembro de 2014.

Atualmente o Uber está presente nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Em janeiro de 2016 o Uber começou a operar em Campinas, sendo a primeira cidade do interior a receber esse serviço.

Saiba mais

Uber é uma empresa multinacional norte-americana de transporte privado urbano baseado em tecnologia disruptiva em rede, através de um aplicativo E-hailing que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada". A grande diferença entre os serviços é que para ser um motorista da Uber, bastaria cadastrar-se seguindo uma lista de exigências de segurança.

Os motoristas Uber não cobram diretamente por carona, mas recebem uma remuneração diretamente da empresa, que observa na formação de seus preços a relação de oferta de motoristas conforme a demanda dos usuários e baseando-se também na duração e distância da corrida, o que permite uma alocação mais inteligente - e econômica - do transporte urbano, essa alocação inteligente é a base de lucros da empresa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.