Investimento

Vale inaugura complexo de oficinas de locomotivas e vagões

Investimento integra ações do S11D, maior projeto de minério de ferro da história da Companhia, com investimentos de até US$ 17 bilhões

Ribamar Cunha, da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Complexo de oficinas de locomotivas e vagões inaugurado pela Vale
Complexo de oficinas de locomotivas e vagões inaugurado pela Vale (vale)

A Vale, inaugurou em São Luís, na manhã de hoje, o mais moderno complexo de oficinas de locomotivas e vagões da empresa. Trata-se de um investimento importante para o crescimento da Companhia e que contribui positivamente para o desenvolvimento do Maranhão. Para operar o complexo, a Vale admitiu entre janeiro e abril deste ano mais de 500 empregados, sendo 90% de mão de obra maranhense. As contratações priorizaram os profissionais de nível médio, seguidos pelos de nível técnico e superior.

O Centro de Troca de Rodeiros (CTR) e o Centro de Manutenção de Rodeiros (CMR), onde será realizada a manutenção de vagões em grande escala, integram as ações do S11D, maior projeto de minério de ferro da história da Vale, com capacidade estimada em 90 milhões de toneladas por ano. O projeto visa criar as condições logísticas necessárias para transportar, armazenar e embarcar um total de 230 milhões de toneladas de minério de ferro por ano a partir do segundo semestre de 2018. Os investimentos previstos em mina, usina e logística chegam a US$ 17 bilhões.

As obras do S11D incluem expansão do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM) e do terminal ferroviário, em São Luís, além da duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), a construção de um ramal ferroviário, de uma usina de beneficiamento e abertura da mina em Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.