Imunização

Maranhão tem a quarta pior cobertura vacinal contra a gripe, diz MS

Dado se refere ao último boletim epidemiológico sobre os índices de pessoas protegidas desde o início da campanha, no fim do mês passado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Criança sendo vacinada no Centro de Saúde do Bairro de Fátima)

O Maranhão é atualmente o quarto estado do país com pior índice de cobertura vacinal contra a gripe H1N1, com 51,7% do público-alvo imunizado. O dado é oriundo do levantamento divulgado segunda-feira, 16, pelo Ministério da Saúde (MS), sobre os índices de pessoas protegidas contra a enfermidade. A vacinação será encerrada no dia 20 deste mês

Ainda segundo o MS, o estado supera apenas na estatística o Piauí (com 46,7% de cobertura), Acre (51,3%) e Roraima (51,6%). Em dados absolutos, até o momento, 719.021 pessoas receberam a vacina nos 217 municípios maranhenses.

Para a campanha, o ministério informou que foram encaminhadas para o estado 1.635.900 doses de vacina. Na Região Nordeste, o número de doses do Maranhão ficou abaixo apenas da Bahia (que recebeu 3.499.000 doses), Pernambuco (com 2.242.300 doses) e Ceará (com 2.158.800 doses).

Vacinação

Em São Luís, o Centro de Saúde do Bairro de Fátima, ao lado do Viva, é um dos postos mais procurados para a vacinação. Durante a manhã e a tarde de ontem, de acordo com o Setor de Enfermagem da unidade de saúde, cerca de 450 pessoas estiveram no local para serem vacinadas.

De acordo com a responsável pelo setor, Roseane Rodrigues, na última semana houve aumento na demanda de pacientes. “ A informação de que a enfermidade está se espalhando deve ter motivado as pessoas a procurarem posto de vacinação", disse.

Ela informou ainda que o posto atenderá pessoas, em tempo integral, para atingir o percentual máximo do público-alvo. “ É uma prioridade da Secretaria de Saúde do Município e também da direção desta unidade”, disse. O mototaxista Roque Azevedo Campos, de 49 anos, procurou ontem o Centro de Saúde do Bairro de Fátima para ser vacinado. “ Como sou uma pessoa muito preocupada com a minha saúde, todos os anos procuro me imunizar”, afirmou.

Registros

Até o dia 9 deste mês, de acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 2.808 casos da gripe influenza no país. Deste total, segundo a pasta federal, 2.375 notificações foram diagnosticadas como influenza do tipo A, gerando 470 óbitos.

Ainda segundo o MS, a região Sudeste concentra o maior número de casos de influenza A (1.381 no total). Dentre os estados que registraram casos da enfermidade, estão: Rio Grande do Sul (198); Paraná (165); Goiás (153); Santa Catarina (102); Pará (101); Rio de Janeiro (70); Bahia (67); Distrito Federal (63); Paraíba (12); Alagoas (12); Rio Grande do Norte (11); Mato Grosso (7); Amapá (2); Rondônia (1); Roraima (1); Maranhão (1); Piauí (1) e Sergipe (1).

Mais

Público – alvo da campanha

de vacinação contra a gripe

- Trabalhadores de saúde

- Puérperas (acabou de dar a luz)

- Idosos

- Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade

- Gestantes

- Pessoas com algum tipo de doença crônica (como hipertensão, por exemplo);

Fonte: Ministério da Saúde

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.