Fraude

Vereador Denuncia fraude em licitação no Transporte em São Luís

Vereador Denuncia fraude em licitação no Transporte em São Luís

marco Aurélio D''Eça - editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Fábio Câmara denunciou uma fraude na abertura das propostas das empresas
Fábio Câmara denunciou uma fraude na abertura das propostas das empresas (Vereador Fábio Câmara)

SÃO LUÍS - O líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Fábio Câmara (PMDB), denunciou uma fraude na abertura das propostas das empresas participantes da licitação do transporte em São Luís. Segundo o vereador, o consórcio “Nova Ilha” apresentou “Carta-Fiança” inadequada. E mesmo sob protestos dos demais concorrentes, acabou classificadapela Comissão Central de Licitação.

“Mandei um técnico de minha inteira confiança para confirmar a transparência, a legalidade e a correção da licitação do transporte de São Luís, ocorrida quinta-feira, na FIEMA. Causou estranheza o comportamento da Comissão Permanente de Licitação na Audiência Pública. O Consórcio “Nova Ilha”, do qual faz parte a construtora Edeconsil, falhou na elaboração de sua proposta”, aponta Câmara.

Denunciada por Câmara, a Edeconsil – que participa do certame com a subsidiária EdeconVias – tem ligação com o governo Flávio Dino (PCdoB), no projeto Interbairros, com a própria Prefeitura de São Luís.

Segundo o vereador, o Edital prevê que parte da proposta é feita através de garantia bancária de financiamento dos projetos das empresas. E se a empresa ou Consórcio fizer a garantia na forma da Carta-Fiança, o banco fiador, necessariamente, deve ser um dos 30 maiores bancos do país.

“Ocorre que o consórcio “Nova Ilha” obteve Carta-Fiança em um banco chamado Pottencial, que, segundo dados oficiais do Banco Central, é o 109º maior banco do país. Ou seja, está 79 posições abaixo do limite permitido pelo edital”, revelou o parlamentar.

A licitação do transporte foi questionada na Justiça e está sub júdice. Mesmo assim, a CPL da prefeitura acatou os envelopes. Diante da gravidade da denúncia, Fábio Câmara também pretende acionar a Justiça e o Ministério Público para corrigir o problema.

“Não sou contra a licitação, mas precisa que seja transparente. O que se vê, no entanto, é um processo dirigido para beneficiar uns e outros”, concluiu o vereador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.