"Se Prepara Brasil"

Exposição de Olimpíadas movimenta São Luís

Museu itinerante exibiu durante dois dias peças do Comitê Olímpico Brasileiro e internacional, incluindo material digital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Chuteiras de atletas das Olimpíadas fazem parte do acervo da exposição
Chuteiras de atletas das Olimpíadas fazem parte do acervo da exposição (Tênis)

SÃO LUÍS - Sábado e ontem São Luís recebeu verdadeiras relíquias do jogos olímpicos na exposição "Se Prepara Brasil - O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro". Uma carreta, contendo peças do Comitê Olímpico Brasileiro e internacional, incluindo medalhas, bolas e roupas dos atletas, além de quadros, fotos e material digital interativo, estacionou na Praça Maria Aragão.

A exposição está percorrendo mais de 40 cidades pelo Brasil, montada em duas carretas itinerantes, e conta além da história dos Jogos Olímpicos, a evolução dos esportes, a participação do Brasil nas competições, as curiosidades e bastidores das edições passadas e tudo sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Quem visitou garante que gostou do que viu e saiu contente com as várias fotos que pode tirar com os objetos expostos, incluindo a tocha olímpica. Rosania Alves, professora em São Pedro da Água Branca, interior do Maranhão, passou o final de semana na capital, a passeio, e se surpreendeu com a carreta parada na praça. Aproveitou e fez a visita. “Foi uma surpresa ver tudo isso por aqui. Achei tudo uma maravilha”, destacou.

Revezamento

A exposição ainda trouxe a Tocha Olímpica pela primeira vez a São Luís. A peça é uma das mesmas que irão participar do revezamento da chama que chega na capital maranhense em 12 de junho, com horário previsto para começar às 9h45.

Está previsto um percurso em oito pontos diferentes da cidade, com o ponto final na Praça Maria Aragão, onde uma Pira Olímpica será acesa para da início a uma programação cultural com artistas maranhenses.

Depois de Brasília, São Luís é a primeira cidade onde a Chama Olímpica desembarca de avião e também a primeira onde a passará todo o dia e pernoite.

Mais

Acervo da exposição

No acervo da exposição, peças exclusivas dos comitês olímpicos brasileiros e internacional, com conteúdo digital, material interativo, fotos de todas as cerimônias de abertura, réplicas de medalhas e mascotes e informações históricas de toda evolução das Olimpíadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.