Reivindicações

Manifestações marcam a 6ª-feira em São Luís

No Vinhais, alunos e professores pediram mais segurança; na Av. dos Africanos, via foi fechada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Manifestações marcaram a sexta-feira, dia 13, em São Luís. Na primeira, realizada no bairro do Vinhais, estudantes e professores de escolas da região foram às ruas reivindicar mais segurança. Quase simultaneamente, a Avenida dos Africanos foi interditada por moradores, que reivindicavam melhorias na sinalização da via e a reabertura de uma escola municipal, que está há dias sem aulas.

No Vinhais, os estudantes e professores das escolas Monica Vale, Nascimento de Moraes e Maria Firmino fizeram uma caminhada pelas ruas do bairro reivindicando segurança. Ao longo do trajeto, os alunos carregavam cartazes com mensagens relativas à paz e à redução da violência.

De acordo com o relato dos participantes do ato, na noite de quinta-feira, dia 12, uma pessoa foi assaltada na porta da escola Monica Vale, após sair de uma atividade realizada na instituição. Mas a situação mais crítica e que chamou a atenção de todos foi um episódio ocorrido no dia 3, quando alunos e professores foram assaltados dentro da escola por criminosos que levaram celulares, bolsas e outros pertences.

Interdição
Moradores do Coroado e áreas próximas interditaram a Avenida dos Africanos reivindicando melhorias na sinalização da via e a reabertura da Unidade de Educação Básica (UEB) Darcy Ribeiro, que há dias não funciona, por falta de recursos.

O manifesto aconteceu em frente à unidade de ensino. Os manifestantes construíram barricadas com pedaços de madeira e pneus, bloqueando parcialmente uma das vias da avenida. Por causa do ato, um congestionamento formou-se ao longo da via.

Os moradores exigiam a colocação de um redutor de velocidade na área. Outra reclamação era sobre a UEB Darcy Ribeiro, fechada há vários dias, enquanto os alunos estavam fora das salas de aula.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informou que a escola está incluída no pacote de obras que vai recuperar as unidades de ensino da rede municipal. A Semed acrescentou ainda que já está tomando providências para restabelecer seu funcionamento o mais breve possível.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) conversou com os manifestantes e vai atender às seguintes medidas para o local: recuperação da faixa de pedestre, presença de um agente pela manhã e pela tarde para disciplinamento do trânsito na área e a implantação de um fotossensor no local.

Manifestações da sexta-feira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.