Olimpiadas

Acervo olímpico chega hoje a São Luís para exposição por 2 dias

“Museu Itinerante Se Prepara Brasil — O Caminho do Esporte até o Rio” será apresentado aos maranhenses neste sábado e domingo, na Praça Maria Aragão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Em outras capitais, onde o evento foi exposto, chamou atenção de pessoas de diversas idades que compareceram as exposições promocionais dos Jogos Olímpicos que vão acontecer no Rio de Janeiro/Divulgação
Em outras capitais, onde o evento foi exposto, chamou atenção de pessoas de diversas idades que compareceram as exposições promocionais dos Jogos Olímpicos que vão acontecer no Rio de Janeiro/Divulgação (Acervo)

São Luís recebe neste sábado e domingo, na Praça Maria Aragão, o “Museu Itinerante se Prepara Brasil - O Caminho do Esporte até o Rio”, com o objetivo de levar o espírito olímpico às cinco regiões do país e preparar a população para o maior evento esportivo mundial. O Museu fica dentro de uma carreta e a visitação acontece das 9h às 18h,

A iniciativa é do Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016. Até 31 de julho, duas carretas passarão por 45 cidades em todo o território nacional para apresentar uma exposição gratuita sobre rodas, com mais de 100 peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares.

Juntos, os veículos, que partiram de Vitória (ES) e Goiânia (GO) em 30 de abril, estão percorrendo cerca de 30 mil quilômetros em dois roteiros distintos. Os trajetos se encontrarão em agosto, no Rio de Janeiro, onde o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.


“O Museu Itinerante se Prepara Brasil levará um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país”, declarou Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros.

Dividido em cinco seções (“História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016”), o “Museu Itinerante Se Prepara Brasil”apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Réplicas

Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; tochas olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições, além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

Os atletas-embaixadores Bradesco Seguros Giba e Leila, medalhistas olímpicos, se fazem presentes em algumas cidades para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.