Cinema

Democratizando a Sétima Arte

Projeto Cinema ParaTodos, do Cine Teatro da Cidade, será aberto hoje, em sessão às 14h30; iniciativa é gratuita e ocorrerá às quartas-feiras até o fim do ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Kirikou e os Animais Selvagens, de Michel Ocelot será exibido hoje
Kirikou e os Animais Selvagens, de Michel Ocelot será exibido hoje (Kirikou)

Possibilitar o acesso da população à produção cinematográfica nacional e maranhense, com exibição de filmes de curtas e longas-metragens é um dos objetivos do projeto Cinema ParaTodos, que será aberto hoje, às 14h30, no Cine Teatro da Cidade (Rua do Egito, nº 244, Centro), com a exibição da animação filme "Kirikou e os Animais Selvagens", do diretor Michel Ocelot.

O projeto acontecerá todas as quartas-feiras, em duas sessões, 12h e 15h, com entrada gratuita. A primeira sessão será aberta ao público em geral e a segunda, destinada a grupos fechados por meio de parceria entre o Cine Teatro e entidades como as Secretarias de Educação do Estado e Município e o Hospital Nina Rodrigues, por exemplo. “Na abertura apresentaremos os objetivos do projeto e o papel dos parceiros, de forma bem rápida, e em seguida faremos nossa primeira sessão da qual estarão presentes estudantes de escolas públicas do Município e do Estado, um grupo do Hospital Nina Rodrigues e do CAPS AD Estadual, além de parceiros”, adianta o diretor do Cine Teatro da Cidade, André Lobão.

Ele ressalta que a intenção é atrair um público interessado em consumir cinema de qualidade, além de fomentar a produção de quem está produzindo para a Sétima Arte. “Nas próximas quartas-feiras teremos as duas sessões, a Sessão Cinema ao meio dia que é aberto ao público, com exibições de longas e curtas, direcionado principalmente aos moradores e trabalhadores do Centro e Sessão Extra, às 15h, com as parcerias”, explica Lobão.

O diretor ressalta que o projeto está sendo totalmente construído por meio de parcerias fechadas com a Associação de Produtores e Cineastas do Maranhão (Aprocima), que está responsável pela programação, bem como o Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (Dac/UFMA). Parcerias com o Cine Praia Grande e os Festivais de Cinema do Maranhão, como o Maranhão na Tela e o Maranime também estão em construção.

O projeto integra o planejamento estratégico de ações de revitalização do espaço, que já abrigou os antigos Cinema das estrelas e o Cine Roxy. “O Cine Teatro da Cidade, historicamente, representa um dos mais importantes cinemas de São Luís e o nosso objetivo é atrair público e também consolidar o hábito da população de ir ao cinema, num dia fixo da semana”, diz Lobão.

De acordo com os organizadores, o projeto exibirá mais de 100 filmes que serão apresentados todas as quartas-feiras, em parceria com outras instituições, até o fim do ano. Para tanto, foram comprados, ano passado, todo o equipamento necessário para a exibição dos filmes.

Organizada pelo produtor de cinema Rafaelle Petrini, integrante da Aprocima, a programação terá filmes nacionais e de cineastas maranhenses.Petrini explica que o projeto foi pensado porque a direção do Cine Teatro tinha a intenção de retomar as atividades cinematográficas no local.

O produtor de cinema explica que o projeto terá sessões direcionadas a escolas, entidades, hospitais, como também ao grande público. “Graças parcerias com outros festivais locais teremos um vasto catálogo de filmes a serem exibidos”. No caso das sessões para escolas, explica ele, serão escolhidos filmes com a classificação indicativa de acordo com a faixa etária dos presentes e que possam despertar discussões e debates em sala de aula.

Já as sessões destinadas ao grande público serão precedidas sempre de um curta-metragem maranhense, para fomentar a exibição e fruição de conteúdo local. “Em algumas sessões especiais serão realizados bate-papo com o público e também com os realizadores dos filmes. Esta interação com o público dará um dinamismo maior às sessões”, celebra Petrini.

Programação- Na programação de abertura será exibido o filme "Kirikou e os Animais Selvagens", do diretor Michel Ocelot. A animação é uma sequência do premiado filme de Michel Ocelot, de 1998 e conquistou prêmios mundiais.

Indicado para o público infantil, o filme narra quatro histórias inspiradas em fábulas do oeste africano, tendo como personagem principal o menino Kirikou, que vive numa aldeia africana. Neste desenho, ele vai ter novas ideias para salvar sua aldeia de perigos como animais selvagens e uma bruxa malvada.

“Kirikou e Os Animais Selvagens” tem na trilha sonora canções gravadas por nomes populares da world music, como o camaronês Manu Dibango, a malinesa Rokia Traoré e o senegalês Youssou N’Dour. A animação, que consumiu quatro anos de trabalho e meio milhão de desenhos feitos à mão, conta também com algumas cenas em 3D.

Além dos infantis, Petrini cita alguns dos filmes mais importantes a serem exibidos no projeto. “Destacaria alguns curtas maranhenses, como ‘Nua Por Dentro Do Couro’, de Lucas Sá, ‘Chiaroscuro’, de Daniel Drummond e ‘Acalanto’, de Arturo Saboia. Três filmes que na minha opinião dão um quadro vasto da complexidade do cinema maranhense contemporâneo. Também gostaria de destacar o longa ‘O Último Cine Drive In’, no qual o ator maranhense Breno Nina venceu importantes prêmios como o de Melhor Ator em Gramado”.

Este último é uma fábula sobre uma sala de cinema que está fechando e cujos donos lutam para que a última sessão esteja lotada. “Acho que é o filme que colhe o espírito da equipe por trás do Cinema ParaTodos: nos preocupamos por preservar a memória histórica da sala e para que o público se enriqueça com a experiência ímpar de ver um filme em um dos cinemas mais importantes da história de São Luís”, diz Petrini.

Na próxima semana a programação terá a participação dos usuários do Sistema Único de Saúde, da área de Saúde Mental atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) do Estado e da Unidade de Acolhimento Estadual e Residências Terapêuticas, do Hospital Nina Rodrigues.

Serviço

O quê: Cinema ParaTodos

Quando: Hoje, às 14h30

Onde: Cine Teatro da Cidade

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.