Benefício

Reassentamento Nova Demanda é inaugurado

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão; empreendimento beneficia 65 famílias, representando 220 pessoas que viviam no entorno do Complexo Parnaíba

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

O Grupo Eneva inaugurou ontem o reassentamento Nova Demanda, no município de Santo Antônio dos Lopes. O empreendimento beneficia 65 famílias, representando 220 pessoas que viviam no entorno do Complexo Parnaíba.

A solenidade marcou ainda a entrega da Escola Municipal Antônio Amorim, que passa a ser administrada pela Secretaria de Educação daquela cidade. O evento contou com presença do secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, e dos prefeitos dos municípios de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Macêdo Mendonça; e de Capinzal do Norte, Roberval Campelo.

O reassentamento Nova Demanda conta com posto de saúde, duas igrejas, área de convivência com campo de futebol, praça, centro comunitário, além de uma escola que foi inaugurada recentemente. A unidade de educação tem capacidade para atender até 120 crianças - do 1º ao 5º ano do ensino fundamental - e conta com sala de informática e leitura, pátio, banheiros com acessibilidade, cantina, auditório e ambulatório. A escola atende também crianças de povoados próximos, que podem se matricular e frequentar a unidade.

As famílias participantes do projeto de reassentamento receberam ainda um terreno de no mínimo três hectares, uma residência mobiliada, água e energia elétrica, um trator para uso comunitário e tiveram o apoio para o desenvolvimento de atividades agrícolas.

Coletivo

O programa de reassentamento foi concebido de forma coletiva e participativa e proposto à comunidade com o objetivo de permitir a manutenção de seu modo de vida tradicional e oferecer condições de moradia mais adequadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. O projeto tem, desde a sua concepção, o acompanhamento permanente da Defensoria Pública do Maranhão, por meio do Núcleo Itinerante de Projetos Especiais.

O trabalho de construção do reassentamento empregou 39 membros da comunidade. Paralelamente ao reassentamento, a Eneva realizou gratuitamente cursos profissionalizantes para membros da comunidade, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (Senar-MA). A realização desses cursos busca o aperfeiçoamento e a valorização das atividades agrícolas e de desenvolvimento socioeconômico da comunidade. Todas as famílias beneficiadas pelo programa de reassentamento participaram dos cursos profissionalizantes.

Mais

Geração de

gás natural

O Complexo Parnaíba, pioneiro no Brasil por integrar a produção de gás natural à geração de energia, compreende as usinas termelétricas Parnaíba I, II, III e IV. Atualmente, já estão em operação as usinas Parnaíba I (676 MW), Parnaíba III (176 MW) e Parnaíba IV (56 MW), totalizando 908 MW de energia para o país.

A Eneva atua na geração e comercialização de energia elétrica e na exploração e produção de gás natural. A companhia tem, atualmente, capacidade instalada bruta de 2,2 GW, estando assim entre as maiores empresas privadas de geração de energia elétrica no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.