Formação continuada

Monção investe na formação de professores

Mais de 200 docentes participam até hoje da 3ª reunião de formação continuada deste ano; ação faz parte de plano de educação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Professores estão unidos pela qualificação do ensino público municipal de Monção
Professores estão unidos pela qualificação do ensino público municipal de Monção (EDUCAÇÃO INFANTIL )

Monção - A administração de Monção está apostando na educação como fator de desenvolvimento. Para isso, os professores da educação infantil estão em constante capacitação. A terceira reunião de formação continuada está sendo realizada até hoje, na escola do povoado Margarida Alves I.

Mais de 200 professores participam do evento, que acontece todos os meses e os temas abordados abrangem o trabalho com alunos, bem como a ludicidade e oficinas pedagógicas.

“Os professores trazem suas dificuldades, assim como as de seus alunos para que juntos possamos melhorar ainda mais o trabalho em sala de aula”, disse a coordenadora da Formação Continuada, Ana Silva, acrescentando que o professor que participa de atividades de formação continuada pode refletir sobre suas práticas e trabalho diário.

O prefeito de Monção, João Queiroz (DEM), disse que investir na formação do educador faz parte da política de valorização e capacitação dos profissionais da educação, promovida pela administração municipal.

A formação profissional é uma das principais estratégias para a conquista de uma educação de qualidade, sendo a formação inicial insuficiente para atender as exigências impostas pela sociedade atual e não o único espaço onde os docentes aprendem sobre a profissão.

“No início do meu mandato apenas 30 professores recebiam essa formação e eu com a equipe da Secretaria Municipal de Educação resolvemos ampliar para 200 somente na educação infantil”, disse Queiroz.

O gestor informa, ainda, que a mesma formação que o professor da zona urbana do município recebe, o docente da zona rural também está recebendo.

Conhecimento

Para Queiroz, o processo de formação do professor engloba a interação entre o conhecimento teórico e prático, fazendo-o desenvolver habilidades para saber lidar com as diferentes situações que surgem na atuação da prática docente.

Em Monção, existem polos divididos entre zona urbana e rural. Está programado para agosto deste ano um grande evento, que marcará o encerramento da formação para os professores da educação infantil.

Mais

Alternativa para melhorar o ensino

A formação continuada é uma alternativa para melhorar a prática docente. Para a maioria dos educadores, não tem como falar em educação de qualidade sem mencionar uma formação continuada de professores; que já vem sendo considerada, com a formação inicial, uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.