Taça GB

Colina amazônica! Vasco bate Flu e leva Taça GB em Manaus

Riascos marca o gol da vitória do Cruzmaltino, que não perde há 21 jogos e leva título invicto para São Januário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Riascos fez o gol que deu o título da Taça Guanabara ao Vasco após 13 anos/Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Riascos fez o gol que deu o título da Taça Guanabara ao Vasco após 13 anos/Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br (Vasco - Riascos)

Manaus - O Vasco conquistou a 12ª Taça Guanabara da sua história. Ontem, o Cruzmaltino venceu o Fluminense por 1 x 0, na Arena da Amazônia, em Manaus. O gol de Riascos aos 20 minutos do segundo tempo garantiu o título e a vantagem do empate ao time de São Januário na semifinal do Campeonato Carioca.

O adversário do Vasco (17 pontos) será o Flamengo, que somou 12 pontos e encerrou a Taça GB na quarta colocação ao derrotar o Bangu por 3 x 0. Já o Fluminense pega o Botafogo venceu o Boavista por 1 x 0 e também pode empatar para chegar à final e manter vivo o sonho do título.

Primeiro tempo

Os primeiros 10 minutos foram recheados de lances emocionantes. Logo aos 6 minutos, o Fluminense abriu o placar, mas teve o gol anulado pela arbitragem, que apontou falta de Renato Chaves no goleiro Martín Silva durante a disputa pelo alto. Um minuto depois, Andrezinho quase fez o gol do Vasco. O meia cobrou falta por cobertura e surpreendeu Diego Cavalieri. A bola tocou na trave. Riascos também teve boa chance na sequência. Os times se alternaram no ataque e criaram chances diante de sistemas defensivos expostos. O ritmo diminuiu com o passar do tempo e o forte calor. O zagueiro Luan passou mal e precisou ser substituído por Rafael Vaz. Não houve alteração no placar e a decisão ficou para os 45 minutos finais.

Segundo tempo

A etapa decisiva começou com boa chance para o Vasco desperdiçada por Riascos. E foi justamente o colombiano que fez o gol cruzmaltino aos 20 minutos. Ele recebeu na área e chutou fraco. A bola morreu no canto do gol defendido por Diego Cavalieri. Em desvantagem, o Fluminense partiu para o ataque. Rodrigo e Martín Silva salvaram boas chances dos tricolores. Edson e Marcelo Mattos se estranharam e foram expulsos. Eder Luis ainda acertou a trave aos 35 minutos. O Tricolor buscou o empate, mas parou no goleiro uruguaio aos 46min. A festa em Manaus foi vascaína pela conquista da 12ª Taça Guanabara e a possibilidade de trazer para São Januário o bicampeonato Estadual.

Destaques

Riascos - Entre a paixão e a cobrança da torcida, o colombiano se mostra importante no Vasco. Foi dele o gol que garantiu o título e ampliou a invencibilidade cruzmaltina para 21 partidas.

Inimigos? - Antes de a bola rolar, o zagueiro vascaíno Rodrigo não cumprimentou Fred. O atacante tricolor estendeu a mão, mas foi ignorado pelo adversário. Os dois trocaram acusações pela imprensa nos últimos tempos. l

Ficha Técnica

Fluminense 0 x 1 Vasco da Gama

Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)

Árbitro: João Batista de Arruda

Auxiliares: Jackson Lourenço Massarra e Diego Luiz Couto Barcelos

Renda: R$ 2.214.000,00

Público: 28.291 pagantes / 32.061 presentes

Cartões amarelos: Douglas, Fred, Renato Chaves e Edson (Fluminense); Jorge Henrique e Marcelo Mattos (Vasco)

Cartões vermelhos: Edson (Fluminense); Marcelo Mattos (Vasco)

Gol: Riascos, aos 20min do segundo tempo

Fluminense

Diego Cavalieri; Wellington Silva, Marlon, Renato Chaves (Nogueira) e Giovanni; Edson, Douglas, Gerson, Marcos Junior (Higor Leite) e Osvaldo; Fred (Magno Alves)

Técnico: Levir Culpi

Vasco

Martín Silva; Madson, Luan (Rafael Vaz), Rodrigo (Diguinho) e Henrique; Marcelo Mattos, Julio dos Santos (Eder Luis), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos

Técnico: Jorginho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.