Vida | Beleza

Cuidados com o cabelo em casa

Com adoção de alguns hábitos e uso de produtos específicos para o seu tipo, é possível ter cabelo maravilhoso
13/04/2016
Cuidados com o cabelo em casa (Divulgação)

São Paulo - Ter cabelos bonitos e saudáveis parece sempre estar associado ao salão de beleza. Porém, seus cabelos não podem ficar com uma aparência incrível sendo cuidados em casa. Com a adoção de alguns hábitos e uso de produtos específicos para o seu tipo, é possível diminuir as idas ao salão sem abrir mão da saúde e beleza dos fios.

O hairstylist e embaixador do site iCabelos, Gil Prando, dá dicas com sugestões para cuidar corretamente de diferentes tipos de cabelo sem sair de casa.

Todos os cabelos precisam de cuidados diários básicos e específicos para cada tipo de fio, seja na escolha do pente e da escova para desembaraçar, na linha de produtos utilizados na lavagem ou nos acessórios, como elásticos ou presilhas. São detalhes pequenos, mas que fazem a diferença.

Cronograma
O primeiro passo, que é indicado para todos os tipos de cabelo, é passar a seguir um cronograma capilar mensal. A função deste cronograma é repor a hidratação e os nutrientes que o cabelo perde com o tempo, temperatura, clima, etc. Durante cada semana do mês, três procedimentos devem ser realizados nos cabelos para mantê-los bonitos e saudáveis.

No cronograma, as semanas um, dois e quatro são compostas de duas hidratações e uma nutrição, que sempre serão feitas em dias alternados, com, no mínimo, 48 horas de espaçamento entre cada tratamento. Na semana três, são duas hidratações e uma reconstrução, procedimento que devolve a proteína dos fios com mais intensidade.

Cada um deles tem um efeito diferente nos fios e, após fazer o cronograma oficial por algum tempo, você pode fazer alterações na repetição de procedimentos, mas sempre realizando pelo menos uma reconstrução por mês e não mais do que duas. Cada tipo necessita de cuidados extras e produtos específicos para usar nesse cronograma.

Dicas para cabelo bonito


Cabelos ressecados

Com a exposição diária ao sol, calor, frio e poluição, as pontas tendem a ficar com aspecto ressecado e pouco saudável. Por isso, a hidratação é a melhor maneira de cuidar deste tipo de cabelo.

Para tratar os seus fios em casa, devolvendo a eles o brilho e a saúde tão desejados, é importante apostar em máscaras de tratamento que contenham silicone, sejam à base de frutas e óleos vegetais.

Se o frizz também incomoda, quando for refazer o seu cronograma capilar, o ideal é apostar na nutrição, que pode ser realizada com óleos vegetais, como o de coco. Dê preferência a shampoos com pH mais ácido ou neutro na hora da lavagem. Há o kit de Manutenção Felps Extrato de Bamboo, que vai ajudar a manter os fios hidratados todos os dias, que contém shampoo, condicionador e máscara de tratamento, que pode ser usada nas hidratações do seu cronograma.

Cabelos tingidos

Muitas mulheres apostam em mudar a cor para renovar o visual. Porém, após o processo de tingimento, é preciso ter cuidados especiais com os fios em casa para mantê-los bonitos e hidratados.

Diminuir o número de lavagens é o primeiro passo para manter a cor viva por mais tempo. Lavar em dias alternados é o suficiente. Escolher produtos indicados para cabelos quimicamente tingidos é o ideal para aumentar a duração da cor.

Se o cabelo está perdendo o brilho, utilizar um shampoo tonalizante na mesma cor da tintura devolve instantaneamente a beleza dele. Além de manter a cor viva, também é preciso investir em hidratação para evitar o aspecto seco e quebradiço.

Para quem tem cabelos tingidos, o kit Tarja Preta, da Lola Cosmetics, com queratina líquida e máscara restauradora, será o seu mais novo melhor amigo. Recupera os fios e pode ser utilizado na fase reconstrutiva do seu cronograma capilar.

Cabelos cacheados

Quem possui cabelos cacheados tende a ter uma raiz oleosa, o que exige mais cuidado. Lavá-los com água em temperatura amena e evitar penteá-los secos são duas dicas preciosas que deixarão os fios saudáveis e manterão o efeito quebradiço bem longe.

Você pode aplicar um creme de pentear específico nos fios para finalizá-los após a lavagem, massageando de cima para baixo para dar volume e definição. Na hora de pentear, escolha pentes de dentes largos. Os mais finos tendem a danificar a fibra dos cachos.

O kit Curly Wurly, da Lola Cosmetics, é para uso diário e finalização dos cachos, diminuindo o frizz com o pudding e mantendo-os hidratados e bonitos com o shampoo e condicionador.

Cabelos danificados

Procedimentos químicos que mudam a aparência do cabelo são muito positivos e revigorantes na mudança do visual, mas podem deixá-lo danificado com o passar do tempo.

Para estes cabelos, seguir o cronograma é essencial na recuperação da saúde e do brilho. A reconstrução capilar pode ser realizada duas vezes no mês, para que o cabelo se recupere com mais força e rapidez.

Evitar o uso excessivo de pranchas e secadores é importante para que os fios possam ser recuperar em sua totalidade. Aposte na hidratação para nutrir e repor a proteína da sua fibra capilar. O Kit Socorro Cronograma Capilar, da Lola Cosmetics, ajuda a recuperar os fios, deixando-os lindos e saudáveis. Indicado para todos os tipos de cabelo, pode ser usado para Low/No Poo.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte