Pesquisa Escutec

São Luís rejeita gestão de Dilma e Edivaldo; Flávio Dino segue perdendo apoio popular

Presidente e prefeito chegam a casa dos 60% de rejeição da população, segundo pesquisa Escutec/PMDB, divulgada na última segunda-feira; Dino aparece com 50,1% de aprovação

Marco Aurélio D''Eça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Dilma, Dino e Edivaldo: desaprovação crescente
Dilma, Dino e Edivaldo: desaprovação crescente

A população de São Luís apresenta tendência de rejeição aos atuais detentores do poder Executivo em todos os níveis, sobretudo as gestões da presidente Dilma Rousseff (PT) e a do prefeito Edivaldo Júnior (PDT). O governador Flávio Dino (PCdoB), por sua vez, ainda mantém aprovação acima dos 50% - 50,1% mais especificamente – porém com tendência de queda. Os números foram revelados pela pesquisa Escutec/PMDB, divulgada, divulgada ontem.

O governo Dilma tem desaprovação de 59.9% na capital maranhense. A rejeição à gestão de Edivaldo é ainda maior, de 61,3%. Dentre os governantes, Flávio Dino é o que apresenta menor taxa de desaprovação, de 44,7%; mas seu governo é aprovado por apenas 50,1% dos eleitores, já que há um grupo de 5,2% que não soube ou não quis responder à pesquisa Escutec .

O governo da presidente Dilma Rousseff é considerado ruim ou péssimo por nada menos que 53,3% dos eleitores pesquisados pelo instituto. Já a gestão de Edivaldo Júnior é vista por 55,2% da população como ruim ou péssima. O governo Flávio Dino registra, por sua vez, 38,8% de citações ruim ou péssimo.

O curioso é que as três gestões estão interligadas entre si. Dilma Rousseff enfrenta um processo de impeachment na Câmara Federal e diversas ações de cassação de mandato na Justiça Eleitoral. E tem em Flávio Dino o seu principal defensor no Maranhão, com críticas quase que diárias a qualquer que manifeste desejo em afastar a presidente.

Dino, por sua vez, é o principal avalista da gestão de Edivaldo Júnior, avaliada negativamente pelo eleitor. No caso do governador e do prefeito, inclusive, fica impossível avaliar quem desgasta quem perante a população – se Dino, com sua defesa de Dilma; ou se Edivaldo, com sua gestão claudicante.

O Instituto Escutec ouviu 1001 eleitores em São Luís, entre os dias 5 e 7 de abril de 2016. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº 01393/2016. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Rejeição a Dino quase dobrou em 1 ano

Com pouco mais de um ano de mandato, o governador Flávio Dino (PCdoB) viu sua rejeição quase que dobrar em relação aos primeiros meses de mandato. Hoje, o total de eleitores que julgam “ótimo” ou “bom” o governo Dino chega a apenas 25,8%, aumentando o índice daqueles que consideram a gestão “ruim” ou “péssima” – agora na casa dos 38%.

O total de eleitores que consideravam o governo comunista “ruim” ou “péssimo” era de 25,7% em maio de 2015, segundo o mesmo Instituto Escutec. Este índice chegou a 32,5% em setembro do ano passado. Agora é de 38,8%.

Flávio Dino assumiu o governo com estratosféricos 80% de aprovação popular. Seus índices vieram caindo drasticamente ao longo do primeiro ano de mando. Hoje, sua aprovação é de apenas 50,1%. Significa dizer que, após 1 ano e quatro meses de mandato, o governo Flávio Dino tem respaldo em apenas metade da população.

Os demais eleitores desaprovam ou não se manifestam em relação ao comunista.

“Minha pré-candidatura está mantida”, diz Andrea Murad

Deputada do PMDB pondera desempenho em pesquisa e diz que até julho, nada estará definido

Gilberto Léda

Da editoria de Política

Andrea Murad é pré-candidata a prefeita
Andrea Murad é pré-candidata a prefeita

A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) reagiu ontem, em entrevista exclusiva a O Estado, à declaração do presidente estadual do PMDB, senador João Alberto, dando conta de que, após o resultado da pesquisa Escutec divulgada também na segunda-feira, o partido já teria fechado questão em torno do nome do vereador Fábio Câmara como candidato a prefeito de São Luís.

“Maio e junho serão os meses que irei me dedicar de forma profunda a São Luís. Em julho veremos as novas pesquisas”,Andrea Murad, deputada estadual

A parlamentar garante que segue pré-candidata e que tentará viabilizar-se politicamente até a data das convenções partidárias, que devem ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

“Minha pré-candidatura está mantida. Pretendo ser a candidata do PMDB e até julho, época da decisão, as pesquisas já irão demonstrar a viabilidade da minha candidatura”, disse.

Andrea destacou que está em situação de empate técnico com Câmara – ela teve 4,2% em seu melhor cenário, contra 6,6% do vereador –, mesmo tendo lançado a pré-candidatura a aproximadamente um mês.

“Eu tenho quase um empate técnico com o outro candidato do partido. Citei há apenas um mês que era pré-candidata, sem fazer qualquer trabalho como candidata. A pesquisa pra mim foi uma grata surpresa”, completou.

Também em entrevista a O Estado, João Alberto havia garantido, no domingo, 10, que o resultado da pesquisa credenciava Fábio Câmara como candidato do PMDB a prefeito de São Luís.

“O candidato é Fábio Câmara. Nós temos agora três meses até a convenção, quando se fará a avaliação final do posicionamento do partido. E é Fábio Câmara quem decidirá como seguir”, garantiu.

PSDB diz que avaliação melhor ocorre em 60 dias

Ao analisar os números da pesquisa Escutec de intenções de votos para prefeito de São Luís, o presidente municipal do PSDB, suplente de senador Pinto Itamaraty, disse a O Estado ter encarado com normalidade o resultado.

Na consulta aparecem dois tucanos: o deputado federal e ex-prefeito João Castelo (PSDB) – que pontua entre 15,6% e 15,7% - e o deputado estadual neto Evangelista – que chegou a 3,7% no seu melhor cenário.

Para Itamaraty, no entanto, ainda não é hora de tomar os números como um “norte” para a campanha eleitora.

“[Fizemos] uma avaliação normal para o momento. Mas entendo que o melhor norte será daqui a 50 ou 60 dias”, disse.

O PSDB ainda não decidiu quem será seu candidato a prefeito. Além dos dois citados na pesquisa, há ainda em jogo o nome do também deputado estadual Sérgio Frota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.