Melhorias

Moradores do Sá Viana enviam documento à SMTT pedido melhorias

De acordo os residentes na localidade, faltam semáforos, abrigos para usuários e maior quantidade de veículos para a frota da comunidade

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Moradores do Sá Viana pedem mais ônibus para atender a população do bairro
Moradores do Sá Viana pedem mais ônibus para atender a população do bairro (Sá Viana)

Um ônibus para cada três mil pessoas. Esta é a atual demanda de coletivos no bairro Sá Viana, situado na área Itaqui-Bacanga, em São Luís. Por essa e outras razões, moradores da localidade oficializaram na quinta-feira, dia 7, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) um documento solicitando aumento na frota de coletivos e outras melhorias.

Além da falta de ônibus para atender a população, por meio de Ofício, os moradores também pediram a colocação de abrigos para os usuários que esperam por um ônibus no bairro. Os moradores querem ainda uma faixa de pedestres, no cruzamento entre a Avenida do Contorno - ao lado do Campus Universitário Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão - e a Rua Nestor Ferreira - via principal de acesso ao Sá Viana.

De acordo com Antônio Ezequiel Nascimento, residente na Travessa do Giz, Sá Viana, e que elaborou o documento, as carências na oferta de transporte para o bairro são antigas. “Há muito tempo, não somente eu, como várias outras pessoas já encaminharam ofício para o poder público. Até o momento, não obtivemos resposta de nenhuma das nossas chamadas”, disse.

Há muito tempo não somente eu, como ainda várias outras pessoas já encaminharam ofício para o poder público. Até o momento, não obtivemos resposta de nenhuma das nossas chamadasAntônio Ezequiel Nascimento, morador do Sá Viana

Ainda segundo ele, outros seis documentos com solicitações de melhorias no sistema de transporte do bairro já foram encaminhados, no mês passado, à SMTT. “Em nenhum dos casos, houve uma resposta satisfatória. É preciso que as autoridades vejam o que estão fazendo e qual tipo de serviço é ofertado atualmente para a população”, afirmou o morador.

Além dele, outros representantes do bairro, com população estimada em aproximadamente 17 mil pessoas, de acordo com dados obtidos junto à associação de moradores, também expuseram a O Estado a insatisfação sobre o serviço de transporte. “ É uma revolta muito grande a gente não ter nenhuma parada para esperar por um coletivo. Quando chove, por exemplo, não há como a pessoa não ficar molhada”, disse a dona-de-casa Rosa Maria Oliveira, que reside no Sá Viana e espera diariamente por um coletivo em um ponto de ônibus na rua Nestor Ferreira.

Em nota, a SMTT informa que “está sempre aberta para receber as reivindicações das comunidades e que a solicitação de melhoria de transportes deve ser feita a esta secretaria de transportes”. A SMTT informa ainda que “várias ações de melhorias estão sendo contempladas na licitação do Sistema de Transporte Urbano de São Luís que foi lançado no último dia 28”.

Saiba Mais

A dona de casa Maria Oliveira Jesus afirmou que, além da baixa oferta de coletivos, a má qualidade dos veículos também torna a viagem cansativa. “ Sem falar que, como a gente já tem uma certa idade, às vezes a gente quer sentar no assento pra idoso e não consegue, por que já tem alguém sentado no lugar”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.