Diques da Baixada

Construção dos Diques da Baixada é prioridade este ano

Em reunião com parlamentares e representantes da região, ministro da Integração Nacional pediu celeridade na conclusão do projeto executivo elaborado pela Codevasf

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Parlamentares, ministro Gilberto Occhi e representantes da Baixada Maranhense se reuniram para discutir a obra dos diques
Parlamentares, ministro Gilberto Occhi e representantes da Baixada Maranhense se reuniram para discutir a obra dos diques (Parlamentares)

A execução do projeto de construção dos diques da Baixada Maranhense será uma ação prioritária da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) neste ano. Foi o que garantiu o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante audiência com o deputado federal Aluisio Mendes (PTN); o senador Roberto Rocha (PSB); o presidente da Codevasf, Felipe Mendes; o superintendente estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), João Martins; os prefeitos Chico Gomes (Viana) e Zé Martins (Bequimão); o presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, Flávio Braga, e outros representantes da região.

Após ouvir os parlamentares e os representantes da Baixada Maranhense, o ministro pediu celeridade à Codevasf na conclusão do projeto executivo dos diques da Baixada, que está quase pronto, para que as obras possam ser licitadas pelo órgão ainda este ano.

Segundo Gilberto Occhi, o projeto será prioridade da Codevasf para este ano porque o Maranhão é o único estado atendido pelo órgão que não tem nenhuma obra estruturante em andamento.

“O ministro nos informou que irá ao Maranhão até o fim deste mês para anunciar à população a implementação dos diques da Baixada, garantindo a concretização de um sonho que será a redenção econômica daquela região”, finalizou Aluisio Mendes.

Beneficiamento

Os diques são uma construção que prevê alcançar 70,6 quilômetros e beneficiar mais de 260 mil pessoas em sete municípios com uma acumulação de água de 600 milhões de metros cúbicos. Os estudos e o projeto de engenharia, um investimento de R$ 2,5 milhões, foram contratados pela Codevasf, que também vai licitar e contratar as obras físicas.

A obra vai permitir a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação das chuvas, retardando o seu escoamento para o mar sem alterar as cotas máximas naturais de inundação.

Calcula-se que essa água poderá chegar a beneficiar uma área de aproximadamente 1,5 milhão de hectares: além de servir ao consumo humano da população do entorno, ampliará o período de pesca artesanal, matará a sede das criações animais, poderá ser usada em agricultura familiar irrigada, pastagens irrigadas para pecuária leiteira, circulação de canoas, e ainda abrir a possibilidade do uso do dique para tráfego leve (bicicleta, motocicletas, carroças).

Efeitos

A área inundada (lago formado) está estimada em 618 mil hectares. Os efeitos ambientais esperados com a obra são a proteção das áreas mais baixas contra a entrada de água salgada pelos talvegues naturais (igarapés), protegendo os ecossistemas e os mananciais de água doce da região.

Além disso, os diques vão passar a armazenar a água da chuva que provém de uma precipitação média de 2 mil milímetros de janeiro a junho, e que no restante do ano é praticamente zero.

O aumento da oferta hídrica deverá contribuir para reduzir a pobreza na região e o êxodo rural em direção às metrópoles, propiciando novas alternativas de trabalho e renda para a população dos municípios atingidos.

Mais

O que prevê o projeto dos diques

O projeto Diques da Baixada prevê a construção de 71 quilômetros de diques de dois metros de altura cada um, abrangendo os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.