Programa Formação Profissional da Vale prepara jovens para o mercado de trabalho
Por meio dessa importante iniciativa de qualificação em diversos ramos da área técnica, atualmente 275 jovens estão recebendo treinamento na área operacional da Companhia, em São Luís
Por meio do Programa Formação Profissional (PFP), a Vale dá oportunidade de aprendizado a jovens com pouca experiência de trabalho. A iniciativa qualifica e capacita os participantes em diversos ramos da área técnica, a partir de treinamentos teóricos e práticos. Atualmente, 275 jovens estão recebendo treinamento na área operacional da Companhia, em São Luís.
Parte dessa turma está aprendendo com profissionais experientes as diversas atividades a serem desenvolvidas nas novas e modernas oficinas de manutenção dos vagões e locomotivas da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Os demais participantes estão tendo a oportunidade de receber treinamento nas áreas de manutenção de via permanente e operação ferroviária.
A implantação de novas estruturas de oficinas de manutenção faz parte do projeto de expansão das operações da Vale no Pará e Maranhão, o S11D, que inclui mina, usina e logística ferroviária e portuária. O empreendimento, que é o maior projeto de minério de ferro da história da empresa, tem capacidade de produção estimada em 90 milhões de toneladas por ano.
Visando aumentar a capacidade de produção e escoamento de minério de ferro do Sistema Norte, o Projeto S11D, na atual etapa de expansão da EFC, contempla, entre outras iniciativas, a ampliação do terminal ferroviário, com a construção de novas instalações para inspeção e abastecimento de locomotivas e manutenção de vagões.
"É neste ambiente com tecnologias inéditas que os jovens do PFP estão tendo a oportunidade de aprender na prática o que viram em sala de aula. Para a Vale, a troca de experiência que o programa proporciona é uma forma de contribuir para o crescimento profissional de todos os envolvidos no processo", declara o gerente-executivo da EFC, Cláudio Mendes.
Oportunidade
A proposta do PFP vai além da capacitação profissional. Na maioria dos casos, o programa proporciona aos participantes a oportunidade de contratação. "O Programa de Formação Profissional está entre os principiais programas de porta de entrada na Vale. Quando surgem vagas de emprego, uma das formas para preenchê-las é checar o banco de pessoas formadas pelo PFP. É um programa que deu muito certo porque cria profissionais treinados e prontos para iniciarem as atividades na área operacional", explica a gerente de Recursos Humanos da Vale, Vera Martins.
Este ano, 518 jovens formados pelo PFP devem ser contratados para trabalharem nos novos ativos da Estrada de Ferro Carajás e Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. Para muitos, esta é a primeira oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.
Mais
Sobre o Programa
O Programa Formação Profissional, criado em 2003, tem o objetivo de qualificar jovens para o primeiro emprego em atividades operacionais e administrativas por meio de qualificação profissional técnica e de experiência prática nas áreas da Vale. O programa também tem como meta promover o desenvolvimento local por meio do acesso à educação, ao emprego e à renda.
Etapa prática da formação está em andamento e deve durar sete meses
A formação é dividida em duas fases, com duração de aproximadamente sete meses. A formação teórica, encerrada em fevereiro, foi oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceria da Vale nesta iniciativa. A fase prática já foi iniciada e deve ser concluída em setembro deste ano, com avalições em campo que determinarão a aprovação dos trainees no programa.
Janaína Pinheiro, gerente de recrutamento e educação da Vale, é responsável pela área que faz a gestão do programa. Para ela, as duas etapas são fundamentais para fornecer ao aluno diferentes níveis de conhecimento. "As empresas precisam cada vez mais de pessoas com vontade de fazer acontecer. Dentro do PFP, orientamos os participantes que o desejo de crescer deve vir sempre acompanhado de disciplina e foco para aprender aquilo que é necessário para o desenvolvimento profissional. É preciso investir tempo para ouvir os mais experientes e absorver conhecimento", compartilha a gerente.
Ivaldo Araújo, de 26 anos, integra a turma que está treinando nas novas oficinas do terminal ferroviário. "A manutenção de vagões é algo completamente novo pra mim. O ambiente é desafiador, mas isso não me desanima, pelo contrário, pois faz com que eu queira vencer as dificuldades e aprender cada vez mais. Estou encantado pela área de ferrovia e me sinto honrado em fazer parte de um momento tão importante da Vale, que é a execução do projeto S11D. Minha meta hoje é contribuir para que a empresa alcance seus objetivos", conta o jovem integrante do PFP.
Para Welyson Santana, o acompanhamento de um profissional experiente amplia as possibilidades de aprendizado. "Estou recebendo todo o treinamento na área da Vale com o acompanhamento de um inspetor, o que me deixa mais seguro para desempenhar as atividades. Um capítulo importante do nosso dia aqui são os diálogos de saúde e segurança que falam do cuidado genuíno com o próximo e de como devemos nos comportar na área operacional. Todo esse conhecimento contribui para o nosso crescimento", frisa.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.