Infraestrutura

Problemas em calçadas de todo o país serão apresentados

Mais de 400 problemas foram anotados em cidades do Brasil por meio de aplicativo; primeiros resultados serão divulgados sexta-feira

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Problemas em calçadas são comuns em São Luís
Problemas em calçadas são comuns em São Luís (calçamento)

SÃO PAULO - Os primeiros resultados da maratona Calçada Cilada serão divulgados nesta sexta-feira (1º), durante o evento Caminhos para as Calçadas no Brasil, que será realizado em São Paulo. No encontro, especialistas esperam fazer um balanço dos problemas encontrados em mais de 400 locais avaliados em todo o país e apontar soluções técnicas e políticas que possam melhorar o panorama da caminhabilidade nas cidades brasileiras

A ideia da maratona Calçada Cilada é utilizar o aplicativo Cidadera (cidadera.com) para registrar o maior número possível de problemas (ciladas), como buracos, postes mal localizados, calçadas muito estreitas, rampas de saídas de garagens, degraus e outros obstáculos que impedem a circulação de quem caminhe ou circule com uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebê.

Um dos motes da campanha neste ano é o debate da acessibilidade universal e inclusão, especialmente após a entrada em vigor da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n o 13.146, de 6 de julho de 2015). A #CalçadaCilada é o primeiro pontapé de uma série de atividades programadas para 2016 para estimular a melhoria da infraestrutura urbana para pedestres, incluindo calçadas, sinalização, arborização e segurança. No segundo semestre, por exemplo, o Mobilize Brasil fará a Campanha Calçadas do Brasil + 2016 para atualizar a avaliação de calçadas realizada entre 2012 e 2013.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.