Emprego em crise

Contratação para formados em cursos técnicos chega a 80%

Dependendo da área de escolha do estudante, a absorção pelo mercado de trabalho pode ser de quase 100%; as chamadas ocupações transversais são as com maior chances de colocação; cursos das áreas transversais são os mais indicados

Jock Dean

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - Mesmo com o merca­do de trabalho fechando vagas em diversos setores, há ou­tros em que o trabalhador tem mais chances de se recolocar ou se manter e a escolha certa da formação é fundamental. Em São Luís, os cursos das chamadas áreas transversais, que permite ao profissional atuar em diversas áreas, ampliando seu leque de opções na hora de tentar uma vaga, são os mais indicados para quem busca um emprego. Outro setor cuja demanda de qualificação aumentou na capital é o de transportes.

[e-s001]Segundo Marco Moura, diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cursos técnicos de segurança do trabalho, edificações, eletroeletrônica e eletromecânica estão entre as qualificações transversais. Quem tem formação nessas áreas pode atuar em diversos setores, da indústria à construção civil. “E a absorção pelo mercado chega a 80% dos profissionais formados em nossos cursos”, informou. Convênios com a Cemar, por exemplo, garantem a contratação da maioria dos egressos de cursos como eletroeletrônica pe­las empresas terceirizadas que prestam serviço para a companhia.

Baixo investimento
Mas os cursos profissionalizantes também são uma alternativa para jovens que não têm condições financeiras para investir em uma faculdade de maior duração, essa pode ser uma solução. Além disso, proporcionam uma maior facilidade de conciliar o trabalho e estudo. É o caso de Ivy Juliane Veloso, graduanda do curso de engenharia de produção, que também faz o curso técnico em automação industrial do Senai. “Eu queria complementar minha formação superior e fiz uma pesquisa de mercado para saber que área tinha mais oportunidades. Por isso, optei por esse curso”, disse a aluna.

LEIA TAMBÉM:

Cursos rápidos são alternativa para o mercado de trabalho
Mais de 2,8 mil empresas fecharam as portas em 2015 em São Luís
Quase 2 mil postos de trabalho foram fechados em janeiro deste ano em SL

Centros de formação e qualificação profissional com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) viram a busca pelos seus cursos crescerem nos últimos tempos. “Somos procurados tanto por pessoas que já fazem parte do sistema de trans­portes e querem se aperfeiçoar quanto por quem quer passar a trabalhar nesse setor”, informou Roseane Nina, diretora do SEST/Senat, em São Luís.

Os cursos oferecidos pelo SEST/Senat são divididos em dois tipos: os legais, que são aqueles que devem ser feitos obrigatoriamente por profissionais da área de transportes, e os chamados cursos para a comunidade, que são aqueles que podem ser cursados por qualquer pessoa. “Um desses cursos é o de acessibilidade, que é como conduzir as pessoas com dificuldade de locomoção e também como operar os equipamentos necessários, exigido pelas empresas no ato da contratação. Os dois tipos de cursos são bastante procurados”, ressaltou Roseane Nina.

As aulas do curso de acessibilidade, um dos mais procurados no SEST/Senat, são práticas e os estudantes aprendem com ônibus usados pelo sistema de transporte coletivo de São Luís, que tem hoje 79% da frota com elevadores para acesso de cadeirantes ao veículo. “Eu já trabalho como cobrador e eles exigem esse curso, agora. então, estou fazendo porque emprego não está fácil”, disse Eliéser Pereira.

[e-s001]Os formados em cursos técnicos na área de transportes estão aptos a trabalhar como motoristas, cobradores, na área de mecânica, frentistas, almoxarife e da área administrativa “A área de transporte nos diz o que ela precisa e nós temos um portfólio de cursos para atender essa deman­da. Além do setor do transporte coletivo, atendemos ao setor de transporte em geral com cursos para motoristas do transporte escolar e até mototaxista, profissão que está sendo regulamentada, obrigando-os a passar por uma série de cursos para que eles possam atuar nessa profissão”, explicou Roseane Nina.

[e-s001]Na semana passada, foram entregues certificados para os aprovados no curso especializado para mototaxistas do SEST/Senat. O curso é exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito. Durante os cursos, os mototaxistas aprendem temas como ética e cidadania, legislação, gestão de riscos, segurança e saúde e prática de pilotagem profissional.

Algumas vantagens de cursos técnicos e profissionalizantes:

Ensino focado e aprofundado em uma área específica;
A acesso mais rápido ao mercado de trabalho;
Boa aceitação por parte das empresas;
Bons salários, devido à falta de profissionais qualificados em determinadas profissões;
Menor tempo de duração do curso;
Diferencial no currículo;
Passo relevante para a inserção ao mercado profissional.

Cursos técnicos são oferecidos gratuitamente em São Luís:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

O Programa de Competências Transversais do Senai oferece cursos gratuitos à distância, com carga horária de 14h, sobre temas transversais que desenvolvem capacidades para iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhado, para atualização das competências profissionais. Os cursos são on line e quem não tem acesso a computador ou internet em casa pode cursar na unidade do Senai/Monte Castelo, que tem computadores e professores à disposição da comunidade. As inscrições podem ser feitas no endereço ead.fiema.org.br/senai. Veja a lista de cursos:
- básico desenho arquitetônico
- consumo consciente de energia
- educação ambiental
- empreendedorismo
- finanças pessoais
- fundamento de logística
- legislação trabalhista
- lógica de programação
- metrologia
- noções básicas de mecânica automotiva
- propriedade intelectual
- segurança do trabalho
- tecnologia da informação e comunicação

Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/Senat)

O SEST/Senat oferece cursos gratuitos para trabalhadores em transporte. Para a comunidade os cursos custam a partir de R$ 50,00. Veja os cursos disponíveis:
- condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros
- aproveitamento condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros
- atualização condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros
-acessibilidade: direito de todos
- aproveitamento e atualização condutores de veículos de transporte escolar
- aproveitamento e atualização condutores de veículos de transporte de emergência
- aproveitamento e atualização condutores de veículos de transporte de cargas
- condutores de veículos de transporte de produtos perigosos
- aproveitamento e atualização condutores de veículos de transporte de produtos perigosos
- direção defensiva e primeiros socorros
- frentista abastecedor
- capacitação para cobrador do transporte urbano
- monitor escolar
- empilhadeira
- retroescavadeira

Serviço Nacional do Comércio (Senac)

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é voltado para jovens de baixa renda que buscam o seu primeiro trabalho com carteira assinada, pessoas que já atuam no mundo produtivo e desejam se requalificar para crescer profissionalmente, e demais brasileiros que necessitam gerar renda para abrir o próprio negócio ou atuar no mercado informal. Os alunos do Programa Senac de Gratuidade recebem material didático gratuito. Veja os cursos disponíveis no Senac São Luís:
- técnico em meio ambiente
- aprendizagem profissional e comercial em serviços de vendas
- inglês básico
- espanhol básico
- francês básico

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.