Feriadão

Passagens de ferry-boat para a Semana Santa estão esgotadas

Ainda não há informações sobre disponibilização de novos horários em viagens extras; decisão dependerá da demanda nos dias das viagens cujos bilhetes já estão esgotados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Passagens para o período da Semana Santa não estão mais disponíveis para venda no terminal
Passagens para o período da Semana Santa não estão mais disponíveis para venda no terminal (Ferry)

Quem quiser viajar durante o período do feriado da Semana Santa para a Baixada Maranhense, ou para qualquer localidade do oeste do estado, terá de arrumar outra for­ma para sair da Ilha, visto que não existirão mais passagens a partir do dia 24 disponíveis nos ferry-boats que partem diariamente do Terminal da Ponta da Madeira, na área Itaqui-Bacanga. O retorno também está comprometido, pe­lo menos até o dia 29. Na Páscoa de 2015, os ferries transportaram 40.504 passageiros. Este ano, o número deve chegar a 43.000 mil passageiros.

Pela regulamentação da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), as empre­sas operadoras devem abrir a venda de passagens com 60 dias de antecedência. Por isso, as passagens estão disponíveis desde janeiro. De acordo com Jamile Sá, secretária da Empresa Serviporto, a empresa trabalhou com o esquema de venda combinada, ida e volta, para facilitar a vida dos viajantes, e terminou por fechar todo o seu calendário até a terça-feira, depois da Páscoa.

Com relação a viagens extras, as empresas, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a MOB ainda não sabem se serão disponibilizados novos horários. Isso só será decidido dependendo da demanda nos dias em que as viagens já estão esgotadas.
Horários fixos

De acordo com a MOB, para garantir mais tranquilidade aos passageiros do serviço de ferry-boat, a Portaria Nº 044/2015, publicada no Diário Oficial em 3 de julho de 2015, estabelece horários fixos de viagens para dias convencionais e atípicos. Para os períodos em que se espera maior demanda de passageiros, como a Semana Santa, as viagens extras serão previamente programadas.

Em dias de fluxo normal, as empresas realizam até 12 viagens diárias no trecho São Luís/Cujupe e Cujupe/São Luís. Confor­me a portaria, o total de viagens pode chegar até 20 em dias de movimento atípico no transporte hidroviário.

Esquema
Para garantir a segurança da multidão de passageiros que embarcará durante o feriado da Sema­na Santa, a Emap e o MOB de­vem repetir a força-tarefa que foi montada durante o período do Carnaval, quando a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Detran, Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Rodoviária Federal, além das operadoras de ferry-boat, uniram suas forças para coordenar as mais de 100 mil pessoas que passaram pelos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe.

Na ocasião, o plano de ação incluiu a disponibilização de viagens adicionais, combate à superlotação de veículos (ônibus e vans), reforço policial (com viaturas e motos) e orientação de tráfego, van para transporte de pessoas com mobilidade reduzida, blitz de educação no trânsito, redirecionamento de fluxo dentro dos terminais. Ainda fo­ram instalados banheiros químicos, e uma ambulância do Cor­po de Bombeiros ficou de plantão no Terminal da Ponta da Espera.

SAIBA MAIS

As obras de requalificação do Terminal da Ponta da Espera, orçadas em R$ 1,9 milhão, devem ser concluídas até o fim de julho. O projeto inclui salão de espera com área de vivência equipado com lanchonete, banheiros e fraldário, acesso seguro para pessoas com mobilidade reduzida e wi-fi no pátio superior. A obra prevê, ainda, vestiários para funcionários – melhorando as condições de trabalho –, além de melhorias nas instalações de segurança, com pórtico e boxe para a Polícia Militar, câmeras e sistema de combate a incêndio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.