Eleição

Humberto Coutinho e Othelino Neto reeleitos para o comando da AL

Parlamentares lideraram a chapa “União e Progresso” registrada para a eleição antecipada para a Mesa Diretora da Casa, que é composta por nove membros

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Mesa diretora eleita da Assembleia
Mesa diretora eleita da Assembleia
Adriano Sarney e Nina Melo representam oposição no comando da AL
Adriano Sarney e Nina Melo representam oposição no comando da AL

A Assembleia Legislativa reelegeu ontem, para o comando da Mesa Diretora, os deputados Humberto Coutinho (PDT) e Othelino Neto (PCdoB). Eles ocuparão, no biênio 2017/2018 a presidência e a primeira vice-presidência, respectivamente, da Casa.

Humberto e Othelino lideraram a chapa “União e Progresso”, única registrada para a disputa, e que contou também com os deputados Fábio Macedo (PDT), na segunda vice-presidência; Josimar de Maranhãozinho (PR), na terceira vice-presidência e Adriano Sarney (PV), na quarta vice-presidência; Ricardo Rios (PEN), na primeira secretaria; Stênio Rezende (DEM), na segunda secretaria; Zé Inácio (PT), na terceira secretaria e Nina Melo (PMDB), na quarta secretaria.

Na edição de ontem, O Estado já havia antecipado, com exclusividade, a consolidação dos nomes dos parlamentares eleitos ontem.

A votação dos parlamentares foi registrada de forma nominal e aberta. A chapa recebeu 38 votos favoráveis e nenhum contrário. Outros quatro deputados não compareceram à 3ª sessão preparatória, como foi classificada, de acordo com o Regimento Interno da Casa, a eleição da Mesa.

Quatro deputados faltaram à sessão. Graça Paz (PSL), única a justificar ausência; Edison Araújo (PSL), Sousa Neto (PROS) e César Pires (sem partido).

Apesar de ter alcançado a eleição ontem, a nova Mesa Diretora somente poderá assumir o comando do Legislativo a partir de fevereiro de 2017. Isso porque a atual direção, eleita em 2015 -, tem mandato a cumprir até o dia 31 de janeiro do próximo ano.

Articulação – Chamou a atenção de alguns parlamentares e da imprensa, a presença, já nas 24 horas que antecederam o pleito, do deputado Ricardo Rios na chapa eleita ontem.

Rios tentava se viabilizar para o posto desde o início de fevereiro, quando ele mesmo protocolou na Casa o Projeto de Resolução Legislativa que regulamentou a antecipação do pleito e passou a aproximar-se de Coutinho.

Pelo menos outros dois deputados brigavam diretamente pela vaga: Júnior Verde (PRB) e Fábio Braga (PTdoB). A informação é de que César Pires também tinha interesse no cargo.

Humberto Coutinho, contudo, provocou os deputados a manterem unidade e conseguiu convencer a maioria a eleger Rios.

Mandatos - Dos nove deputados que foram eleitos ontem e que passarão ao comando do Legislativo em 2017, apenas dois são oriundos da legislatura passada [2010-2014]: Otheino Neto e Stênio Rezende.

Os demais sete deputados foram todos eleitos em 2014. Destes, apenas Humberto Coutinho já havia exercido mandato de deputado estadual em legislaturas passadas. Os outros seis: Fábio Macedo, Josimar de Maranhãozinho, Adriano Sarney, Ricardo Rios, Zé Inácio e Nina Melo, exercem o primeiro mandato na Casa.

Mais

Com a eleição de ontem da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, há pelo menos uma consequência já constatada: a queda na representatividade feminina na direção do Legislativo. Na atual composição – com mandato até janeiro de 2017 -, há três mulheres na Mesa: Valéria Macedo (PDT), Graça Paz (PSL) e Francisca Primo (PT), nos postos de terceiro vice-presidente, quarto vice-presidente e quarto secretário, respectivamente. Já na composição eleita ontem, apenas Nina Melo (PMDB) representará a bancada feminina no próximo biênio.

Nós sabemos que toda formação de chapa é difícil, é trabalhada, é complicada. Nós trabalhamos aqui várias semanas, mas, graças a Deus, fechamos uma chapa de consensoHumberto Coutinho (PDT), presidente da Assembleia Legislativa

“Momento ímpar”, afirma Humberto Coutinho

O presidente reeleito da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT) afirmou que o resultado do pleito de ontem representou “um momento ímpar” na sua carreira política.

O pedetista agradeceu aos colegas pela eleição unânime exaltou o discurso de consenso de lideranças na Casa e o bom relacionamento entre os deputados governistas e de oposição.

“Quero agradecer, de modo especial, aos líderes dos partidos, porque sem consenso das lideranças seria impossível fazer uma eleição como esta, tranquila, de uma chapa única. Por isso só tenho a agradecer pela maneira como foi trabalhada a chapa, tanto aos deputados da base do Governo quanto aos deputados de oposição”, enfatizou.

Humberto também fez uma espécie de balanço de seu mandato à frente do Legislativo, e prometeu tratar todos os deputados de forma igualitária.

“Volto a repetir que, nesta Casa, os deputados de Governo e deputados de oposição serão todos tratados do mesmo modo, estarei sempre aqui ao lado para defender qualquer um dos senhores deputados porque é o dever desta Mesa Diretora, é o dever desta presidência é tratar bem os deputados. Isto eu tenho feito durante meu primeiro ano de governo, estamos no segundo ano recebendo tratamento. Eu digo a vossas excelências, vai ser até o fim do nosso mandato”, enfatizou.

Ao fim da sessão, Humberto Coutinho convidou os demais parlamentares, seus familiares e amigos, para um almoço de comemoração no restaurante Cabana do Sol, na Avenida Litorânea.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.