Ordenação Episcopal

“A vocação é sempre um dom de Deus”

Maranhense, de Santa Rita, bispo pertence à Ordem dos Frades Menores, com sede em Bacabal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Bispo João Muniz Alves
Bispo João Muniz Alves (Bispo João Muniz)

SÃO LUÍS - Dom João Muniz Alves recebeu, no último fim de semana, a Ordenação Episcopal após a nomeação pelo Papa Francisco feita em dezembro de 2015. Ele substituirá dom Erwin Kräutler na Prelazia do Xingu (PA). Em entrevista a O Estado, o novo bispo falou um pouco sobre desafios, expectativas e sua trajetória na Igreja Católica.

O Estado - Como surgiu a vocação sacerdotal?
A vocação é sempre um dom de Deus e surge pela graça de Deus. É Ele quem chama, a gente responde sim e acontece o milagre.

Houve algum momento em sua trajetória em que pensou em desistir?
Nenhum. Quando dei o meu sim para o Senhor, foi um sim que não me arrependo de ter feito até hoje.

LEIA TAMBÉM:

Dom João Muniz Alves é ordenado novo bispo da Prelazia do Xingu (PA)
Frei maranhense será ordenado bispo no Estado do Pará
Nomeado pelo papa, frei maranhense será bispo em cidade do PA

Quais as expectativas para o trabalho depois da Ordenação?
Depois desse momento, devo começar o trabalho pastoral na Prelazia do Xingu, no estado do Pará. Estou confiante que o Senhor está comigo e que ele irá conduzir esse trabalho porque quando ele chama, ele acompanha. Isso me dá muita tranquilidade para assumir essa missão que se realiza hoje com o ato da Ordenação Episcopal.

Qual a sua opinião em relação a conduta do Papa Francisco à frente da Igreja Católica?
O Papa Francisco é uma grande bênção para a Igreja do mundo inteiro. Ele trouxe serenidade e muita alegria aos cristãos. Não é à toa que o número de cristãos tem aumentado. Rezemos para que o Senhor dê muita saúde para ele e ele continue conduzindo esta barca de Jesus Cristo, que é a Igreja.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.