Novo bispo

Nomeado pelo papa, frei maranhense será bispo em cidade do PA

Pertencente à Ordem do Frades Menores (OFM), frei João Muniz Alves, vai substituir dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingu (PA); ordenação episcopal acontecerá sábado, 5

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - O frei João Muniz Alves se juntará a um seleto grupo de outros seis religiosos em toda a história da Igreja no Maranhão e será nomeado, no dia 3 de abril deste ano, bispo da prelazia do Xingu, na cidade de Altamira (PA). A ordenação episcopal de frei João Muniz foi marcada para o dia 5 de março, às 17h, no Ginásio Castelinho, em São Luís.

A nomeação do frei somente será possível graças à ação do bispo, dom Erwin Kräutler, que fez pedido de renúncia da função, conforme previsto no Código de Direito Canônico. Em seguida, a solicitação para a nomeação do maranhense foi encaminhada ao papa Francisco e aceita pelo pontífice, no fim do ano passado.

O pedido foi feito ao papa Francisco e aceito pelo pontífice no dia 23 de dezembro de 2015. Na mesma data, Francisco nomeou frei João Muniz Alves, Ordem dos Frades Menores ( OFM), como novo bispo da prelazia do Xingu.

Compromisso

Entrevistado na tarde de ontem por O Estado, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro Alemanha, o futuro bispo disse estar lisonjeado com o novo cargo. “ É uma enorme responsabilidade assumir tal posto. É um compromisso ainda de vida e consolidação de uma missão, construída e cumprida com muito esforço e ajuda de terceiros”, disse o frei.

Nascido no povoado Carema, no dia 8 de janeiro de 1961, na cidade de Santa Rita (MA), o frei lembrou ainda que a dedicação à vida cristã é uma mescla de dom e dedicação. “ É preciso gostar muito do que se faz, mas, ao mesmo tempo, ter a vocação é fundamental. Até mesmo para se livrar dos males que, infelizmente, assolam a nossa humanidade”, ressaltou.

Além de pertencer à Ordem dos Frades Menores, em Bacabal (MA), o frei também desenvolveu, como atividades pastorais, a secretaria Provincial da Animação Vocacional, além de já ter sido vigário na Paróquia de São Francisco das Chagas, entre 2007 e 2013, e diretor espiritual dos candidatos ao Diaconato Permanente da Diocese de Bacabal.

Em sua formação acadêmica, o frei possui especialização em Filosofia Contemporânea pela PUC, de Minas Gerais, além de mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma, na Itália, e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. “ Ter conhecimento na palavra de Deus e nos pensamentos do mundo são fundamentais", assinalou.

Requisitos

Conforme o Código de Direito Canônico, para se tornar bispo, além de ser batizado na Igreja Católica, é necessário ter experiência mínima de seis anos no sacerdócio e idade mínima de 36 anos. “ A Igreja nomeia atualmente bispos com idade mínima de 50 anos de idade”, observou o frei João Muniz Alves.

Frase

“ É uma enorme responsabilidade assumir tal posto. É um compromisso ainda de vida e consolidação de uma missão, construída e cumprida com muito esforço e ajuda de terceiros”
Passo inicial

O quê: Ordenação Episcopal de Dom João Muniz, OFM

Onde: Ginásio Castelinho – Complexo Canhoteiro

Quando: 5 de março (sábado), às 17h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.