Saúde

OMS diz que mulheres com zika podem amamentar

Recomendação foi feita ontem porque não há provas sobre transmissão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Amamentação por mulheres com zika é recomendada pela organização
Amamentação por mulheres com zika é recomendada pela organização (amamentação)

São Paulo - As mulheres infectadas com o vírus Zika devem continuar a amamentar seus bebês, já que não há provas sobre risco de transmissão. A recomendação foi feita ontem pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Considerando as provas existentes, os benefícios do aleitamento materno para a criança e para a mãe ultrapassam qualquer risco de transmissão do vírus Zika através do leite materno”, considerou a OMS nas recomendações dirigidas às autoridades dos países afetados pela epidemia.

O vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, pode provocar a microcefalia – má-formação do crânio que prejudica o desenvolvimento intelectual – quan­do a mãe é infectada pelo vírus durante a gestação, além da Síndrome de Guillain-Barré, doen­ça neurológica que pode causar paralisia irreversível e morte.

Vírus
A OMS lembrou que o vírus foi detectado no leite materno de duas mães contaminadas, mas esclareceu que “não há atualmente qualquer prova de uma transmissão de zika para crianças por meio do aleitamento materno”.

A epidemia de zika, que avança principalmente na América Latina, “pode piorar antes de melhorar”, alertou na quarta-feira, 24, no Rio de Janeiro a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. A agência especializada em saúde das Nações Unidas estima uma propagação explosiva no continente americano, com 3 a 4 milhões de casos este ano. Atualmente, não existe vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.