Retirada

Retirados casebres instalados em área de mangue na Ilhinha

Ação de desocupação de terreno ocorreu ontem e mobilizou órgãos, com o apoio da Polícia Militar; ocupantes de casas de alvenaria foram cadastrados para obter benefício de programas sociais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Órgãos como a Blitz Urbana, Ministério Público do Maranhão e Polícia Militar se mobilizaram ontem para a retirada de casebres construídos em um terreno de marinha localizado na Ilhinha. Moradores de casebres e casas de alvenaria foram cadastrados em programas de benefício social.

As casas de alvenaria e casebres foram construídas em áreas de mangue, às margens da Avenida Ferreira Gullar. No local, no ano passado, 10 ocupações, entre casebres e pedaços de madeira fincados no chão, onde futuramente seriam erguidas casas, foram removidos.

De acordo com o diretor da Blitz Urbana, Antônio Duarte, a ação era uma resposta a decisão judicial do processo em que a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) solicitava a retirada das ocupações irregulares. Uma primeira ação foi feita ainda neste mês. Mas ainda havia casebres a serem retirados.

O trabalho foi acompanhado pela Polícia Militar, para garantir a segurança durante a ação, e pelo Ministério Público, representado pela Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial.

Mais

Os manguezais são ecossistemas que se formam principalmente em áreas de litorais, onde há influência das marés. Na capital maranhense, as áreas de manguezais que cercam quase toda a Ilha de São Luís estão sendo ameaçadas por ocupações irregulares. Além da Ilhinha, áreas de mangue do Jaracati também foram invadidas para dar espaço à construção de casas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.