Prêmio

Sebrae reconhece gestor municipal empreendedor

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor destaca municípios que fazem uso de políticas públicas para beneficiar e criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de pequenos negócios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Visita da comissão julgadora do PSPE na cidade de Urbano Santos/Divulgação
Visita da comissão julgadora do PSPE na cidade de Urbano Santos/Divulgação (Sebrae)

SÃO LUÍS - O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), que reconhece gestores municipais que implantaram projetos ou políticas de fomento ao empreendedorismo, iniciou sua terceira etapa. Gestores de 58 municípios maranhenses inscreveram projetos de relevância em sua administração, e 13 deles passaram pela pré-seleção estadual e, até o dia 29 deste mês receberão a visita de técnicos do Sebrae. Os selecionados seguirão para o julgamento final da etapa estadual.

O prêmio reconhece iniciativas que destacam o empreendedorismo e fazem uso de políticas públicas para beneficiar e criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de pequenos negócios. Entre a finalização das inscrições e a premiação, prevista para o dia 30 de março, são 80 dias para cumprir todas as etapas.

Segundo a gerente da Unidade Políticas Públicas do Sebrae-MA, Cristiane Corrêa, por meio das 12 Unidades Regionais e dos três Núcleos de Atendimento Empresarial da instituição no estado, a visita técnica tem o objetivo de atestar a veracidade das informações descritas nos projetos inscritos. “Por mais que os projetos tragam evidências como fotos e vídeos, enviamos nossos técnicos para que vivenciem a realidade dos municípios, se, de fato, a população beneficiada com as ações descritas no projeto confirmam as informações ali descritas”, explicou Cristiane Corrêa.

Para o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, o prêmio, ao fomentar o empreendedorismo, vem não só dando visibilidade a boas práticas de gestão pública como até estimulando-as. “O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma estratégia para incentivar os gestores a adotarem políticas públicas para estimular a abertura de novas empresas e desenvolver negócios que geram emprego e renda aos munícipes. Estando os municípios com a economia fortalecida, consequentemente, a economia do Maranhão também estará”, observou.

Menor IDH

A nona edição do PSPE recebeu inscrição de projetos de municípios incluídos na lista dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Belágua e São João do Sóter, que estão entre os 30 piores no ranking estadual IDH, por exemplo, tiveram projetos inscritos e avaliados.

Quanto às categorias, os participantes puderam se inscrever em Melhor Projeto Estadual – caso o trabalho em questão tivesse alto impacto na economia local e beneficiasse diretamente os pequenos negócios e/ou nos Destaques Temáticos, voltados para a Implementação e Institucionalização da Lei Geral da MPE, Compras Governamentais, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Municípios Integrantes do G100 (os que possuem mais de 80 mil habitantes, baixa renda e vulnerabilidade socioeconômica) e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.