Começou o ano

É hora de dar a largada para adotar uma vida mais saudável

Passada a folia, é hora de focar no seu objetivo e buscar a melhor forma de alcançá-lo; segundo especialistas, é preciso pensar em longo prazo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

O Natal, Réveillon e Carnaval, em um período de tempo tão curto, adiaram para muitos o projeto de correr atrás da saúde, ter hábitos mais saudáveis e emagrecer. Ou pior, para muitos resultou em quilinhos a mais na balança e taxas de saúde alteradas. Não é para menos. Fugir da comida gordurosa e hipercalórica e do excesso de álcool nessas festas é quase impossível. Mas, passada a folia, é hora de focar no seu objetivo e buscar a melhor forma de alcançá-lo.

Entre especialistas, uma ideia é unânime: não existe milagre. Para alcançar bons resultados, é preciso pensar em longo prazo e não cair nas armadilhas das dietas milagrosas. A solução está na mudança de hábitos e não somente na contagem de calorias.

1 – Pense em longo prazo

Conseguir uma silhueta enxuta pode ser o seu objetivo, mas isso não pode ser motivo para comprometer a sua saúde. Adotar dietas radicais, restringindo ou eliminando um grupo alimentar que pode ser essencial para a nutrição do corpo sem recomendação médica, pode até ajudar na perda de peso, mas também acarreta em outros problemas. Sem contar no efeito rebote: você emagrece 5 quilos e engorda 10. Pense em uma dieta que lhe ajude a mudar os hábitos e garanta a perda gradual e permanente dos quilinhos extras.

2 – Mexa-se

Um dos benefícios das atividades físicas é a maior capacidade de transformar gordura armazenada em energia. Isso acontece porque, ao se exercitar, os músculos precisam de mais energia do que usavam antes, provocando a aceleração do metabolismo. Mas atenção, se o único exercício físico que você pratica é o levantamento de garfo, saiba que é preciso rever os seus conceitos. As atividades físicas só farão algum efeito se o gasto calórico for maior que o consumo. Ou seja, não basta praticar alguma atividade, a dieta controlada e adequada ainda é o que mais faz diferença na perda de peso.

3 – Procure ajuda

Estar bem orientado é umas das estratégias para garantir resultados satisfatórios. Além disso, procurar ajuda de profissionais de educação física, nutricionistas e até psicólogos pode ser o passo decisivo para você não desistir da sua meta, principalmente se você sofre de ansiedade e da “mentalidade obesa”. Se não tratada, a ansiedade pode levar a pessoa a comer de forma impulsiva ou compulsiva. Encontre outras fontes de alegria que não sejam os alimentos. E se sentir que não consegue sozinho, busque ajuda.

4 – Busque informações

Pesquisar sobre alimentação saudável lhe ajudará a fazer escolhas corretas à mesa e evitará que você caia no conto da dieta milagrosa. Não encare o glúten, a lactose e o carboidrato como vilões absolutos, a menos que você tenha indicações médicas para isso. Lembre-se: restrições totais causam o abandono da dieta. Quer um exemplo? O abacate é conhecido por ser gorduroso e calórico, mas consumido com moderação, ajuda a reduzir a taxa de colesterol e pressão sanguínea, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, entre outros benefícios.

5 – Cuidado com os alimentos light e diet

Hora de começar a dieta. Você vai ao supermercado e lota o carrinho de produtos light e diet. Cuidado! Engana-se quem acredita que a opção diet é direcionada para quem quer perder peso. Esses alimentos são produzidos com uma composição que atenda às necessidades das pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas ou com doenças específicas, como restrição ao açúcar, mas não significam necessariamente com poucas calorias. O foco precisa ser uma alimentação saudável. Os light podem ser aliados no processo de emagrecimento se ingeridos de maneira e quantidade correta.

6 – Se escorregar, levante-se e continue sem culpa

Um deslize não precisa ser motivo para jogar todo esforço fora ou desistir dos seus objetivos. Seja perseverante na dieta. Se exagerou em uma festa ou refeição, volte para a dieta normalmente e tente, se possível, compensar no exercício físico e não pule refeição. Faça também uma avaliação do que te levou a “cair em tentação”, é a restrição? Foi a tristeza, o estresse ou a ansiedade? Busque entender os mecanismos que lhe fizeram querer compulsivamente, lembre a sua meta e busque não fazer dos deslizes um hábito.

7 – Busque variedade

Você já deve ter aprendido nesse ponto que a restrição pode se tornar um problema na sua busca em alcançar uma alimentação saudável e um corpo esguio. A variedade, por sua vez, pode ser seu aliado. Comer todo dia café, torradas, peito de frango e tomate e pepino, além de monótono e sem riqueza de nutrientes, pode te fazer desistir rapidinho da rotina. Busque aprender novas receitas saudáveis, testar no­vos alimentos e ampliar os seus horizontes. A dica vale para o exercício físico. Se estiver sem ânimo para malhar, faça uma caminhada. Se enjoou da natação, tente fazer uma aula de zumba.

DICAS

- Acabou de comer, saia da mesa. Assim, você resiste à tentação de comer mais um pouquinho.

- Beba água. Essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, a água auxilia no processo digestivo e elimina as toxinas.

- Até alcançar o seu objetivo, mantenha a dieta no fim de semana. Não jogue todo o esforço da semana fora.

- Elimine as tentações. Não compre para sua casa coisas que não deve comer. Fica mais difícil se sabotar assim.

- Ao iniciar uma atividade física, comece devagar e aumente o ritmo aos poucos. Isso evita lesões e garante benefícios em longo prazo.

- Ficar longos períodos sem comer, por exemplo, favorece o acúmulo de gorduras – o ideal é comer pequenas porções a cada 3 horas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.