Pós-Carnaval

Lava-Pratos em São José de Ribamar deve atrair milhares

Evento acontece hoje e amanhã e encerra o Carnaval 2016; para a festa, Polícia Militar e Bombeiros colocarão em prática planejamentos especiais de segurança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

A folia carnavalesca ainda não terminou. Hoje e amanhã acontece a 70ª edição do tradicional Lava-Pratos, na cidade de São José de Ribamar (Região Metropolitana de São Luís). A expectativa da organização é de que mais de 100 mil pessoas compareçam no even­to, que encerra o Carnaval 2016 na Ilha.

A festa, organizada pela Prefeitura de São José de Ribamar em parceria com o Governo do Esta­do, será realizada no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jan­sen, na orla da sede da cidade. Na manhã de ontem, a estrutura para o evento estava sendo montada e diversos vendedores ambulantes estavam demarcando espaços no local, para garantir o aumento da sua renda, uma vez que o evento atrai anualmente foliões, não apenas da cidade balneária, mas de São Luís, Paço do Lumiar e Raposa.

Carlos Alberto Santos, de 42 anos, pretende vender hoje e amanhã sorvete para os foliões e está esperançoso com a possibilidade de aumento nas vendas. “O sorvete sempre vende muito bem e o calor está demais, com o retardamento das chuvas”, disse o vendedor.

Manoel de Jesus Sousa, de 50 anos, é comerciante e espera complementar a renda. “A expectativa é boa com relação às vendas. To­dos os anos eu consigo complementar a renda do Carnaval. Inclusive, o restante da mercadoria que não vendi consigo vender agora. A nossa preocupação é com relação à segurança, porque a violência está muito grande em toda a Ilha”, disse.

Ana Cláudia Dourado, de 45 anos, também espera reforço no policiamento. “Há mais de 10 anos eu trabalho aqui e a expectativa é muito grande. Nós, que somos barraqueiros, viemos para cá com a certeza de boas vendas. Dá para tirar nosso investimento. A nossa preocupação é somente com a segurança, pois queremos que as autoridades coloquem policiamento ostensivo e dê segurança tanto para as pessoas que vêm brincar, quanto para os comerciantes. Eu queria fazer um apelo também, para que todas as pessoas venham brincar em paz”, afirmou.

Segurança
Cerca de 800 homens da Polícia Militar (PM) estarão no município, trabalhando durante os dois dias de Lava-Pratos. Barreiras disciplinadoras serão instaladas pe­la PM nas duas rodovias estaduais (MA-201 e MA-204) que dão acesso à sede da cidade, executando o trabalho de fiscalização e de cumprimento da Lei Seca. Seguranças privados contratados pela Prefeitura também estarão trabalhando e auxiliando nas ações.

O Corpo de Bombeiros também montou um esquema especial para atender os foliões durante a festividade. No total, 300 homens de diversas unidades operacionais e de setores administrativos da corporação reforçarão o efetivo militar que estará pronto para atuar nos espaços onde haverá programação e apresentações artísticas.

Os membros do Corpo de Bom­beiros realizarão serviços de prevenção e combate a incêndios, contra pânico, salvamento aéreo, aquático e terrestre e atendimentos pré-hospitalares. Este ano, equipes médicas das coordenadorias de Saúde e de Odontologia do CBM estarão envolvidas no atendimento.

O Hospital Municipal funcionará em regime de plantão com equipes médicas reforçadas e ambulâncias extras. Um posto de saúde será instalado, provisoriamente, nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, cuja sede fica muito próxima do Parque Municipal, o que facilitará o oferecimento do atendimento ao cidadão, caso seja necessário.

Trânsito
O trânsito na sede do município terá algumas intervenções hoje à tarde (a partir das 13h) e durante todo o domingo de Lava-Pratos. As vans que estiverem trafegando no sentido MA-201/Ribamar deverão seguir pela Avenida Clodomir Cardoso, passando pela Avenida Garrastazu Médici, Rua da Avenida até a Rua Bom Jesus (pon­to final ao lado da Data Control). Os ônibus que estiverem trafegando nesse mesmo sentido deverão seguir pela Avenida Clo­domir Cardoso, passar pela Avenida Garrastazu Medici e chegar ao Parque da Campina (ponto final).

A partir das 11h de domingo, o ponto de embarque e desembarque de passageiros, da linha Terminal Cohab/Ribamar, será no pátio externo da empresa TCM, localizada na Avenida Clodomir Cardoso. Os ônibus que deixarem a sede com destino a São Luis e Paço do Lumiar pela Estrada de Ribamar (rodovia estadual MA-201) deverão seguir o seguinte itinerário: Parque da Campina, passando pela Rua Humberto de Campus e Avenida Clodomir Cardoso até chegar à rodovia estadual. As vans que trafegarem nes­se mesmo sentido farão o seguinte itinerário: Rua Bom Jesus, passando pela Avenida Clodomir Cardoso até chegar à MA-201. Carros de passeio poderão utilizar as ruas paralelas à Avenida Gonçalves Dias.

SAIBA MAIS
HISTÓRICO

O Lava-Pratos, de acordo com historiadores ribamarenses, teve sua origem no ano de 1946, no então chamado “Carnaval da Vitória”, assim batizado após a vitoriosa participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.
Tudo começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval, de São José de Ribamar, resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar outras agremiações em São Luís, entre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba. Por esse motivo, as escolas visitadas resolveram retribuir a gentileza, no primeiro domingo da Quaresma, na sede do Batuqueiro Naval, à época situada na Rua Nova, na sede do município. Dessa forma, outras agremiações começaram a peregrinação até São José de Ribamar, em razão de terem se sagrado campeãs do Carnaval da capital maranhense. Com o passar do tempo, outras escolas de samba e grupos carnavalescos da Ilha, como é o caso da Casinha da Roça, por exemplo, começaram a se deslocar todos os anos para Ribamar para abrilhantar o evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.