ÁLBUM

No bom tom de Ronald Valle

Cantor e compositor carioca lança o disco “Presente” mesclando samba, MPB e bossa-nova com letras divertidas e leveza nos arranjos; álbum ainda traz participações de Jacques Morelenbaum e Edu Krieger, dentre outros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Ronald Valle lançou o álbum "Presente"
Ronald Valle lançou o álbum "Presente" (Ronald Valle)

Foram necessários 15 anos para que Ronald Valle conseguisse lançar um disco solo. Depois de fazer sucesso estrondoso na década de 1980 a frente do grupo Céu da Boca, o cantor e compositor carioca, que completou três décadas de carreira musical, está em fase de divulgação do seu mais recente álbum. Com um título sugestivo, “Presente” traz 12 faixas, sendo 11 de sua autoria, e outras diversas colaborações, como as talentosas mãos de Jacques Morelenbaum, Alfredo Karam e Edu Krieger.

O disco ainda flerta com a alegria, pois traz letras bem divertidas, como é o caso de “Bigamia”, música composta desde 2000 e que ficou em segundo lugar pela escolha popular no Festival de Musica Brasileira da TV Globo. Ela é composta em parceria com Alexandre Lemos e Alfredo Karam. A faixa retrata, em um bom tom, a complicada relação do eu-lírico com sua sogra, uma mulher que é fofoqueira, intriguenta, rabugenta e só diz besteira.

Em “Vilã Scarpin”, Valle brinca a sedução da mulher. Já em “No elevador”, lamenta o fato de não quer conquistado uma paixão, que circula pelo prédio e não percebe seus olhares furtivos.

“Presente” foi finalizado graças a um projeto de financiamento coletivo (crowndfunding) pela internet. Ele também conta com a participação dos músicos Marcos Kruzka Cunha, Edu Szajnbrum, Guilherme Milagres, Marcelo Costa, Rodrigo Campello e Alceu Maia.

Carreira -

Ronald Valle foi um dos integrantes do grupo Céu da Boca, que alcançou projeção nacional na década de 1980. Além dele, faziam parte do grupo Veronica Sabino, Paula Morelenbaum, Paulo Malague, Chico Adnet, Maúcha Adnet, Dalmo Medeiros, Paulo Brandão, Rosa Lobo e Marcia Ruiz com os quais fez dois discos e centenas de shows pelo país.

Valle também já gravou discos com grandes nomes da música brasileira, como é o caso de Milton Nascimento, Edu Lobo, Chico Buarque, Nara Leaão, Joyce e Cesar Camargo Mariano. Como compositor, ele trabalha na criação e produção de trilhas sonoras para publicidade, TV e cinema tendo composições e arranjos gravados por Milton Nascimento, Paula Morelenbaum, Fernanda Takai e o Coral Maluquinho, do qual é maestro e regente.

Como se não fosse o bastante, Ronald Valle ainda é professor de canto e maestro de corais de estilo próprio. Há 30 anos, ele vem cantando os sambas do bloco do Suvaco do Cristo, que sai todos os anos alegrando os foliões da cidade maravilhosa no bairro do Jardim Botânico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.