HQ

Clássico do modernismo brasileiro ganha versão em quadrinhos

“Macunaíma”, de Mário de Andrade, entrou em domínio público em janeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
(Macunaíma hq)

Uma das mais importantes obras da literatura nacional, “Macunaíma”, ganhou adaptação para quadrinhos por meio da Editora Peirópolis. Escrita por Mário de Andrade (1893- 1945), expoente do modernismo brasileiro, a obra entrou em domínio público em 1° de janeiro deste ano e esta é a sua primeira versão em HQ, assinada pelos ilustradores Ângelo Agu e Dan-X.

“Macunaíma” em quadrinhos é o 15° título da coleção Clássicos em HQ, que reúne clássicos como “Dom Quixote”, “Os Lusíadas”, “Odisseia”, “Auto da Barca do Inferno”, entre outros.

Originado da primeira fase modernista do Brasil, o livro narra a história do anti-herói, preguiçoso e é um ataque às desvirtudes que, em sua visão, caracterizavam o povo brasileiro, evidenciado no “herói sem caráter”, subtítulo do livro.

Escrito em apenas uma semana – em dezembro de 1926, e lançado dois anos depois - em 1928, a publicação causou extrema agitação. Prevendo esse impacto, Mário de Andrade disse, na época, que o que escreveu “não é um romance, nem um poema, nem uma epopéia.” (...) “Diria antes, que é um “coquetel. Um sacolejado de quanta coisa há por aí.” E terminou chamando o livro de rapsódia. E como as rapsódias musicais, compostas por uma variedade de cantos populares, “Macunaíma” é construído numa espécie de colagem feita com folclore, histórias de origens variadas, superstições, neologismos, palavras em tupi e anedotas que condensam o caráter do povo e cultura brasileira.

Previsto para ser lançado durante o Festival Literário de Paraty, em 2015 - onde ocorreu uma homenagem para Mário de Andrade, a inserção do HQ no mercado editorial foi adiada por cerca de um ano. Isto porque uma das exigências para que uma obra entre em domínio público é completar 70 anos, ou mais, de falecimento do autor – o que, no caso de Mário de Andrade, ocorreu em 2016.

“Macunaíma”, e todos os títulos da coleção Clássicos em HQ, estão disponíveis em e-book em todos os formatos e para todos os dispositivos (Kobo/Cultura, Kindle/Amazon e e-pub Appel/demais plataformas de leitura).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.