Capacitação

Aprendendo sobre Histórias em Quadrinhos

Oficina ministrada por Beto Nicácio e Iramir Araújo abordará, de hoje a sábado, das 14h às 18h, no Centro Cultural Vale Maranhão, o processo de feitura de uma HQ

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Iramir Araújo  e Beto Nicácio forma a Dupla Criação
Iramir Araújo e Beto Nicácio forma a Dupla Criação (Iramir Araújo e Beto Nicácio)

SÃO LUÍS - A arte dos quadrinhos esmiuçada por quem entende, e muito, do assunto. Assim promete ser a oficina “Histórias em Quadrinhos - arte sequencial”, que os artistas gráficos maranhenses Beto Nicácio e Iramir Araújo ministram de hoje a sábado, das 14h às 18h, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). Além de apresentar temas indispensáveis ao assunto, os participantes terão suas produções, ao final da oficina, incluídas em uma revista coletiva no formato fanzine.

Com carga horária de 20 horas, a oficina, cujas inscrições foram gratuitas, oferece 20 vagas e será ministrada pelo escritor, roteirista, animador e desenhista de quadrinhos e animação, Beto Nicácio e por Iramir Araújo, historiador, escritor e roteirista de quadrinhos e animação. Ambos são criadores da Dupla Criação, empresa responsável pela produção de quadrinhos como “Balaiada – A Guerra do Maranhão”, “Catirina & Pai Francisco” e “Proscritos” e dos filmes de animação, “Joca e a Estrela” e “A Pequena História da Lenda de Ana Jansen”.

A Dupla Criação é uma empresa maranhense que começou com publicidade em 1999 e já há alguns anos tem desenvolvido trabalhos nas áreas de histórias em quadrinhos e animação, sendo reconhecida com indicações e premiações em festivais nacionais de quadrinhos e animações, a exemplo do HQMix, prêmio nacional de histórias em Quadrinhos e do Festival Guarnicê de Cinema. Com seis curtas de animação 2D em diferentes técnicas e estilos no currículo, a Dupla é a primeira produtora de animação do Maranhão.

HQs
O evento é uma boa oportunidade para quem se interessa e quer aprender mais sobre o processo de produção das histórias em quadrinhos (HQ). “Faremos dois momentos sendo um breve histórico sobre as HQs e depois a parte prática na qual os alunos poderão aprender como funciona o roteiro, o que é, como ele é feito, como surge, etc. Assim, os participantes farão um roteiro e ele será desenhado como tira ou página que será reunida em uma edição coletiva”, atesta Iramir Araújo.

Beto Nicácio destaca que a oficina tem a finalidade de sensibilizar, abrir caminhos e discutir sobre produção de HQs. “O que desejamos é ajudar os participantes a encontrar formas de produção dentro do estilo de cada um, sem querer enquadrar ou formatar. Nosso objetivo é dar vazão à criatividade, ajudando a compreender a linguagem dos quadrinhos para potencializar o trabalho de cada um”, relata Beto Nicácio.

Nas aulas serão abordados temas como a história das HQs; gêneros, estilos e linguagem; roteiro e produção; narrativa visual; desenhos de personagens, estilos e cenários. Além disso, os participantes aprenderão como produzir e finalizar uma história em quadrinhos e editar, montar e imprimir uma revista no formato fanzine.

Iramir Araújo explica que a oficina é interessante porque possibilita a sensibilização para uma linguagem atual e dinâmica como é o quadrinho e que, embora este não seja o objetivo da capacitação, não se descarta a possibilidade de serem revelados novos talentos.

Para os artistas, iniciativas assim ajudam a fortalecer ainda mais o cenário local, que tem frutificado. Na opinião dos quadrinistas, atualmente, há diversos artistas de grande qualidade produzindo, quer para o público local e publicando na internet, como também profissionais produzindo para editoras até mesmo no exterior. Além disso, a cena tem apresentado muitas mulheres, a maioria delas, ilustradoras. l

Saiba Mais

Iramir Alves Araújo

Escreveu e editou os livros em quadrinhos: “Balaiada – A Guerra do Maranhão”, “Ajurujuba – A Fundação da Cidade de São Luís”; escreveu o livro “Lançou A Flecha, a pedra e a pena: João Affonso, Aluísio de Azevedo e a primeira revista ilustrada do Maranhão” e é autor dos roteiros das animações “Upaon Açu, Saint Louis, São Luís”, “Balaiada – A Guerra do Maranhão” e “Joca e a Estrela"

Beto Nicácio

Mestrando em artes plásticas, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Especialista em Docência do Ensino Superior (Uniasselvi). Escritor, Roteirista, Animador e Desenhista de quadrinhos e animação. Autor e ilustrador dos quadrinhos: “A Lenda da Carruagem de Ana Jansen”, “Proscritos” e “Catirina & Pai Francisco”. Diretor e animador dos curtas-metragens: “A Ponte”, “Upaon Açu, Saint Louis, São Luís”, “Balaiada – A Guerra do Maranhão”, “A pequena história da lenda de Ana Jansen” e “Joca e a Estrela”.

Serviço

O quê

Oficina “Histórias em Quadrinhos - arte sequencial”

Quando

De hoje até sábado, das 14h às 18h

Onde

Centro Cultural Vale Maranhão – Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.