Evento

Universo dos quadrinhos

Uma Roda de Quadrinhos discutirá hoje, às 18h, na Galeria Trapiche, as estratégias para dinamizar esse mercado no Maranhão, onde já há inclusive quadrinistas trabalhando para estúdios internacionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Desenhos de artistas maranhenses estarão em exposição
Desenhos de artistas maranhenses estarão em exposição (Ilustrações)

Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional (30 de Janeiro), autores, editores e pessoas interessadas nesse gênero literário discutem o assunto hoje em São Luís, às 18h, na Galeria Trapiche (Praia Grande). Com entrada gratuita, a programação inclui exposição de originais de quadrinhos, venda de trabalhos e de originais dos autores convidados.

A “Roda de Quadrinhos”, que terá como tema “Mercado de quadrinhos: expectativas e perspectivas”, contará com a participação de autores como Iramir Araújo (roteirista e editor, autor de “Balaiada, a Guerra do Maranhão” e “Ajurujuba: a fundação da cidade de São Luís”), Beto Nicácio (desenhista e animador, autor dos quadrinhos “A Lenda da Carruagem Encantada de Ana Jansen” e “Proscritos”) e Bruno Azevêdo (roteirista e editor, autor de “Baratão 66” e “Monstro Sousa”).

Além deles, também participarão Ronilson Freire (desenhista com experiência no mercado americano, artista exclusivo da Dynamite), Rômulo Freire (desenhista de quadrinhos para o mercado nacional e internacional) e Zilson (desenhista de quadrinhos para o mercado nacional e internacional).

Segundo Bruno Azevedo, o mercado de quadrinhos no Brasil está aquecido, processo que vem sendo intensificado desde os anos 2010, graças ao investimento do Estado na compra de quadrinhos, entre outros fatores que contribuíram para sua popularização. No Maranhão, na visão dele, há pessoas trabalhando isoladamente em diferentes nichos, mas ainda não há um movimento uniforme que pudesse centralizar as iniciativas.

“Aqui no Maranhão, sem dúvida, temos muitos talentos, inclusive pessoas trabalhando para estúdios americanos. Cada qual trabalhando por si só, mas é claro que ninguém sobrevive de vender quadrinhos”, disse Bruno Azevedo.

Mercado - Conforme Iramir Araújo, que integra a coordenação do evento, via Dupla Criação, durante o evento, os quadrinhistas discutirão o que pode ser feito para dinamizar o mercado interno, que ainda é bastante tímido. “Nós temos autores, materiais publicados, grupos de quadrinhistas atuando na internet, outros inclusive trabalhando a nível internacional, mas, no entanto, não temos um mercado de quadrinhos no Maranhão. Logo, precisamos discutir isso, a melhor maneira de buscarmos apoio, nos organizar em cooperativas, sugerir a formatação de editais, entre outras coisas”, adiantou Iramir Araújo.

Em 30 de janeiro é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional em homenagem ao ilustrador, jornalista e editor Angelo Agostini, que publicou a primeira história em quadrinhos no Brasil, intitulada ‘‘As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte’’, uma história seriada publicada no Jornal Vida Fluminense. No Brasil, a indústria do cinema e de quadrinhos vem sustentando uma alta no consumo de produtos relacionados aos seus personagens e histórias.O gênero, conhecido como 9ª arte, agrada crianças e adultos. Pesquisa realizada recentemente com alunos de escolas públicas de São Paulo, apontou que as histórias em quadrinhos são o tipo de leitura preferido dos pequenos. E ajudam os leitores a se aproximar de outros tipos de literatura.

Uma loja especializada na venda de quadrinhos pode chegar a faturar até 1,5 milhão de reais por ano, ou mais, dependendo da localização e marketing desenvolvido pela empresa.O crescimento passou a ser mais expressivo a partir dos anos 2000, com o surpreendente interesse do público por quadrinhos japoneses ou mangás. As histórias conquistaram um público exigente e fiel, que cria grupos e participa de eventos especiais para representarem seus ídolos e personagens preferidos, e, portanto, são potenciais consumidores.

Serviço

O quê

Roda de Quadrinhos

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Galeria Trapiche (Praia Grande)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.