Pesquisadora conhece ações de consórcios no MA

Thamara Strelec acompanhará, até sábado, as medidas adotadas em parceria por prefeituras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Amaury Almeida, pesquisadora Thamara Strelec e Ronald Damasceno
Amaury Almeida, pesquisadora Thamara Strelec e Ronald Damasceno (consorcios)

A pesquisadora e doutoranda em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (SP), Thamara Strelec, está no Maranhão e conhecerá, até o dia 16 deste mês, as ações implantadas em áreas sociais (como saúde e educação) desenvolvidas por consórcios públicos do estado. Entre os projetos executados e que deverão ser apresentados à pesquisadora, estão medidas no setor educacional feitas pela Agência Intermunicipal de Consórcios da Região do Litoral Ocidental ou Consórcio da Floresta dos Guarás (Conguarás).

Antes de conhecer os trabalhos, a pesquisadora esteve ontem na redação de O Estado e elogiou o trabalho realizado no Maranhão. Para ela, a consolidação dos consórcios deve ser considerada como uma saída às prefeituras, que enfrentam diretamente as consequências de recessão econômica do país. “É importante que as prefeituras, especialmente aquelas que não têm, na sua linha de frente, as políticas de desenvolvimento na área da educação, reforcem junto aos seus gestores a importância dos consórcios. Há pelo menos 15 experiências exitosas do gênero no país”, disse.

De acordo com a agenda, organizada pela direção do Conguarás, a pesquisadora deverá estar hoje, na cidade de Mirinzal (a 406 km de São Luís). Amanhã, deverá passar pela cidade de Serrano do Maranhão (466 km de São Luís), e no dia 16 a pesquisadora deverá conhecer as ações do Conguarás implantadas na cidade de Porto Rico do Maranhão (a 466 km de São Luís).


A pesquisadora também citou razões para que determinadas prefeituras ainda desconsiderem a formação dos consórcios. “Uma delas é o tempo. Muitos gestores alegam que, como existem outras prioridades, é preferível que resolvam seus problemas individualmente, e não em comum acordo com cidades próximas.


Para o presidente do Conguarás, Amaury Almeida (PDT), que também é prefeito de Mirinzal, a vinda da pesquisadora é um reforço às ações “bem-sucedidas”. “Não nos resta dúvida de que é mais fácil conseguir êxito ou recurso para o seu município de forma consensual, com outras cidades, do que individualmente”, explicou.

Municípios organizados

Os consórcios maranhenses, atualmente, estão organizados em uma federação, entidade estadual, da qual participam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos); o Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Regional do Vale do Turi (Conturi); o Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Regional do Sertão Maranhense (CIDR Sertão); o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Sul Maranhense (Condersul) e o Conguarás.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.