1º Bebê

Bebês nascem em São Luís nas primeiras horas de 2016

Helena Vitória veio ao mundo a 0h30 do primeiro dia do ano, na maternidade Marly Sarney, na Cohab; 13 crianças nasceram do dia 31 até às 7h desta sexta-feira, 1º, todas de parto normal, cinco deles depois da meia-noite

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Rayana Costa dos Anjos beija o rosto da filha Helena Vitória, que foi a primeira criança a nascer em São Luís no ano novo que se iniciou
Rayana Costa dos Anjos beija o rosto da filha Helena Vitória, que foi a primeira criança a nascer em São Luís no ano novo que se iniciou (Mãe)

Ano Novo, vida nova! O famoso jargão dito tantas vezes na virada do ano se aplica muito bem a algumas mulheres de São Luís. Isso porque seus bebês escolheram a passagem do ano para virem ao mundo. Na Maternidade Marly Sarney, na Cohab, foram 13 partos do dia 31 até as 7h de ontem.

De acordo com a coordenadora administrativa da Maternidade Marly Sarney, a enfermeira Wochimann Lima, o movimento foi intenso na unidade de saúde na passagem de ano. Foram oito partos durante o plantão do dia 31, iniciado às 7h e encerrado às 19h. Já no primeiro dia do ano, foram cinco nascimentos da meia-noite até as 7h.

Ela lembra que em média são feitos 10 partos diariamente na instituição de saúde. Nas primeiras horas de 2016 nasceram cinco meninas e três meninos. Todos vieram ao mundo por parto normal.

A primeira a dar à luz foi Rayana Costa dos Anjos, às 0h30. Ela é moradora do bairro Divinéia e tem 20 anos. A mamãe teve uma menina, Helena Vitória, que nasceu com 49 centímetros e 3,70kg. Depois de toda a correria no último dia do ano, mãe e filha passam bem.

Rayana Costa dos Anjos conta que foi o seu segundo parto. A primeira filha tem 4 anos e também nasceu na Maternidade Marly Sarney, mas no mês de setembro, em um período tranquilo do ano. Já com a pequena Helena Vitória, as coisas foram diferentes. “No dia 31 pela manhã eu já estava sentindo as dores. Cheguei à maternidade com dois centímetros de dilatação e o médico me internou logo e tive ela logo na virada do ano”, lembrou.

Para ela, o nascimento praticamente na virada do ano tem um significado muito especial que ela guardará para sempre. “A minha filha não me deu trabalho para nascer. Apesar de ser um dia agitado, o médico me deu muita atenção e meu trabalho de parto foi rápido. Acabou dando tudo certo, graças a Deus”, afirmou.

Hospital Infantil
Bebê com microcefalia

No Hospital Materno Infantil, em São Luís, um bebê nasceu com microcefalia nas primeiras horas de 2016. Até o dia 30 de dezembro de 2015, os levantamentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontavam 96 casos de microcefalia no estado.Essa é uma condição neurológica em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo. Casos de circunferência do crânio menor que 32 centímetros são notificados como casos de microcefalia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.