Avaliações

Grupo Mateus enfrenta crise e abrirá novas lojas

Ilson Mateus destaca que investimentos feitos ao longo do ano foram decisivos para minimizar efeitos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

A crise econômica pela qual passa atualmente o país afetou empresários dos mais diversos segmentos. Em visita na tarde de ontem à O Estado, o empresário Ilson Mateus, proprietário da maior rede de supermercados do estado, fez uma avaliação do ano de 2015 informando como conseguiu diminuir os reflexos da crise econômica em seus empreendimentos. Além disso, para o próximo ano o empresário pretende abrir mais quatro lojas sendo uma no estado do Tocantins.

Na avaliação do empresário, 2015 foi um ano difícil como nenhum outro foi, o que levou a redução de investimentos em diversos setores com o intuito de minimizar os impactos causados pela crise econômica. O aumento da competitividade também foi um fator que causou impactos nas vendas.

Apesar desses empecilhos, Ilson Mateus contou que foram alguns os investimentos feitos ao longo do ano e que começaram a dar os lucros previstos que contribuíram diretamente para que os impactos da crise não fossem sentidos em sua totalidade.

“O ponto forte em tudo isso é que nós viemos de um nível de investimento estrutural, com investimentos certos e nos lugares certos, o que nos proporcionou certa segurança quando o ‘navio começou a balançar’. Nós estávamos com os nossos pilares muito bem estruturados”, disse o empresário.

Ele afirmou também que foram registradas diminuição no volume de vendas. Em contrapartida, o empresário conseguiu enxugar mais custos do que o registrado nas perdas das vendas, o que contribuiu para o trânsito pelo momento de crise sem maiores turbulências. “Isso foi o que nos proporcionou garantir a nossa rentabilidade no ano de 2015”, destacou Ilson Mateus.

Perspectivas – O Grupo Mateus fecha o ano de 2015 com mais de 18 mil funcionários com lojas, além do Maranhão, nos estados do Pará, Tocantins e Piauí. Para o próximo ano, o empresário pretende abrir mais quatro lojas sendo três no estado (São Luís, Imperatriz e Timon) e a outra na cidade de Araguaína, no Tocantins.

Na opinião de Ilson Mateus, é de extrema importância que o empresário, em um momento de crise econômica como a que o país está passando, tenha cuidado com o fluxo de caixa, que é o controle das movimentações financeiras do seu empreendimento. “O empresário, do menor ao maior, que não se preocupar com isso em um momento como esse pode estar fadado ao fracasso”, destacou.

Mais

Com quase 30 anos de atuação, o Grupo Mateus iniciou suas operações em meados dos anos 80, com uma pequena mercearia, em Balsas, no sul do Maranhão, e está atualmente entre as principais redes regionais do país, com capital 100% nacional, contando com cerca de 18 mil funcionários.

Opera nos segmentos de Varejo (Mateus Supermercados), Atacarejo (Mix Mateus), Eletroeletrônicos, Eletrodomésticos e Móveis (Eletro Mateus), Indústria de Pães (Bumba Meu Pão), Distribuição de Produtos Farmacêuticos (Invicta) e Atacado (Armazém Mateus), com distribuição de produtos para os estados do Pará, Piauí, Tocantins e Maranhão.

Fala de Ilson Mateus

“O ponto forte em tudo isso é que nós viemos de um nível de investimento estrutural, com investimentos certos e nos lugares certos, o que nos proporcionou certa segurança quando o ‘navio começou a balançar’. Nós estávamos com os nossos pilares muito bem estruturados”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.