Literatura Infantil

Dez livros infantis para tornar as férias da garotada mais animadas

Obras extrapolam a temática de fim de ano, divertem e estimulam a reflexão e o senso crítico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

Livros infantis são sempre bons presentes para a criançada, especialmente nesta época de férias escolares. A seguir, sugestões de títulos – das editoras Ática e Scipione - assinados por autores e ilustradores premiados como Ana Maria Machado e Claudius, exploram o conceito de pluralidade, coragem, solidariedade, superação e amizade.

Menina bonita do laço de fita

Autora: Ana Maria Machado

Ilustrador: Claudius

Coleção: Barquinho de Papel

Editora: Ática

Sinopse: Uma linda menina de fita no cabelo desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha como ela. Mas antes, ele precisa descobrir o segredo de como ter aquela

A história de cada um

Autora: Juciara Rodrigues

Ilustradora: Maria Eugênia

Coleção: Crisálida

Editora: Scipione

Sinopse: Quando a professora pediu que todos levassem uma foto de família, os alunos ficaram confusos, mas logo descobriram coisas muito legais sobre a história de cada um.

O louco do meu bairro
Autora: Anna Flora

Ilustradora: Mia

Coleção: Boi Voador

Editora: Ática

Sinopse: Toda rua tem um grupo de amigos, mas às vezes há também aquele que é discriminado. Uma garota lembra como ficou amiga do menino que era visto como diferente demais para fazer parte da turma.

O invencível Antônio e seu cavalinho de pau
Autora: Michele Iaccoca

Coleção: Sonho e Fantasia

Editora: Ática

Sinopse: No aniversário de Antônio, entre robôs, carrinhos motorizados e outros brinquedos, está um cavalinho de pau, presente dado pelo avô. O garoto se apaixona pelo cavalinho e faz dele seu companheiro de todas as horas. Juntos, eles enfrentam monstros e encaram qualquer perigo sem nunca perder a coragem. Até que surge o pior monstro de todos, aquele que vai atacar o avô... mas Antônio sabe que ele e o avô não precisam ter medo. Este será mais um desafio a ser encarado pela dupla.

Daniel no mundo do silêncio

Autor: Walcyr Carrasco

Ilustradora: Cris Eich

Coleção: Todos Juntos

Editora: Ática

Sinopse: Daniel perde a audição e aprende a se comunicar com as mãos. Na escola, ele não interage com os colegas, pois eles não sabem a língua dos sinais. Quando Daniel quase sofre um acidente, a turma entende o que é ser surdo.

Diga paz

Autor: Sam Williams

Ilustrador: Mique Morinehi

Editora: Scipione

Sinopse: Respeitar a cultura e os costumes de diferentes povos, promover a tolerância e a solidariedade. Este livro convida o pequeno leitor a refletir sobre esses temas e reconhecer sua importância para a preservação da paz no mundo.

Bibi e a natureza

Autor: Alejandro Rosas

Coleção: Primeiras Decisões

Editora: Scipione

Sinopse: Bibi vai ao parque com os pais e o primo Artur, em um domingo de sol. Lá eles têm a sensação de que estão no campo, mesmo passeando bem no centro da cidade. Depois da descoberta de que o ar e a água são muito importantes para os seres vivos, Bibi e Artur tomam uma importante decisão!

As aventuras de Bambolina

Autor: Michele Iaccoca

Coleção: Livros Sem Palavras

Editora: Ática

Sinopse: Bambolina é uma boneca de pano que passa de mão em mão até ser abandonada no lixo. Uma história emocionante sobre as diferentes formas de relação entre as pessoas.

O Valente domador

Autor: César Obeid

Ilustradora: Simone Matos

Coleção: DÓ-RÉ-MI-FÁ

Editora: Scipione

Sinopse: No circo, macacos, leões e elefantes são dóceis e adestrados. Ao estalo do chicote, todos eles obedecem às ordens do valente domador. Mas será que isso é mesmo sinal de valentia?

Princesa Arabela, mimada que só ela!

Coleção: Giramundo

Editora: Ática

A pequena Arabela está acostumada a conseguir tudo o que quer. E tem muito mais do que precisa. Pobres dos pais, o rei e a rainha, que precisam conseguir um elefante de presente para a filha! Só que é o próprio “bichinho” de estimação que acaba ensinando a Arabela uma importante lição: ela não é o único ser do mundo cheio de vontades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.