Descaso

Concha acústica da Lagoa da Jansen está depredada

Espaço, que já foi palco de eventos artístico, está com o teto partido, paredes, que tinham isolamento acústico, estão perfuradas e banheiro quebrado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Abandonada, a Concha Acústica da Lagoa tem aspecto de pós-guerra, cheia de furos e equipamentos quebrados
Abandonada, a Concha Acústica da Lagoa tem aspecto de pós-guerra, cheia de furos e equipamentos quebrados (Abandonada)

SÃO LUÍS - A Concha Acústica da Lagoa da Jansen está abandonada e vandalizada. O local que já foi palco de eventos artísticos, hoje está em pedaços. E quem passa por lá, apenas lamenta a situação. “Podia ser usada para incentivar a cultura, mas está se acabando”, afirma Elson Lima, que transita frequentemente pela Lagoa.

O Governo do Estado deu início, este ano, à construção da Praça da Lagoa da Jansen. O local, fica bem em frente à um condomínio residencial de luxo e prevê vários espaços para lazer e diversão. Perto dali, somente atravessando a rua temos a concha acústica da Lagoa.

O local que já foi palco de vários eventos artísticos hoje está completamente abandonado e vandalizado. E quem passa por lá, apenas lamenta a situação. “Podia se usado para incentivar a cultura, mas está se acabando”, afirma Elson Lima, que transita frequentemente pela Lagoa.

Olhando bem de perto, e de dentro, percebe-se que o teto da concha está partido em vários pontos, resultando em buracos. As paredes, que tinham isolamento acústico, também estão perfuradas e por uma das aberturas foi jogada uma placa que diz: “manutenção da Lagoa da Jansen”. Ao redor, da concha, o que se vê é o mato alto e um pequeno fosso, que separa o palco da plateia, cheio de água parada.

Atrás do palco, a parte reservada aos camarins e suporte aos artistas está totalmente destruída. Banheiros tiveram as pias quebradas, portas foram arrancadas, portões arrombados, lâmpadas e fiações elétricas foram roubados.

O que se percebe é que tem sala que estava servindo apenas de depósito, guardando equipamentos de construção e placas metálicas. Outras estão tomadas pelo lixo e sujeira. Até mesmo preservativos podem ser encontrados pelo chão, evidenciando o atual uso do local, que também deve servir de abrigos e encontro para marginais, fato explicado por conta da presença de pichações nas paredes, outrora completamente pretas.

Sem serviço

Não apenas a concha acústica da Lagoa que necessita de revitalização. Diversos espaços do local, que por acaso é uma área de proteção ambiental, estão degradados. Os brinquedos dos parques infantis, por exemplo, estão em sua maioria quebrados. Oferecendo mais risco, que diversão às crianças. O mirante da lagoa é uma área completamente abandonada, pouco frequentada e cheia de mato ao redor, sendo utilizado apenas por quem gosta de se aventurar, como ciclistas de aventura, que abriram trilhas nas imediações. O trapiche também está comprometido.

Este ano, o Governo do Estado, além da praça, também iniciou o serviço de despoluição da Lagoa. Ao todo foram mapeados 27 pontos de lançamento de esgotos, dos quais 12 seriam retirados. De acordo com o projeto, seria instalada uma tubulação de 300 milímetros para interligar duas elevatórias que cortam a Lagoa e se cruzam na Rua Mário Meireles, próximo à arena de beach soccer. Os outros 15 pontos de esgoto que ainda existem devem ser retirados em uma segunda etapa, a ser concluído em junho do próximo ano.

Até o fechamento desta edição, o Governo do Estado não havia se pronunciado sobre a situação da concha acústica da Lagoa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.