Planejamento

Cemar define estratégias para garantir festas

Fornecimento de energia não deve ser comprometido durante as festividades do fim do ano no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Técnicos da Cemar estarão de plantão para corrigir possíveis falhas no fornecimento de energia elétrica
Técnicos da Cemar estarão de plantão para corrigir possíveis falhas no fornecimento de energia elétrica (Cemar)

SÃO LUÍS - Para garantir a continuidade e a qualidade no fornecimento de energia elétrica, a Cemar fez um planejamento especial de operações para as festas de fim de ano, que coincidem com o início do período chuvoso. A empresa quer proporcionar o máximo de conforto e segurança às pessoas no período em que todos se confraternizam e realizam festas particulares com belas decorações de natal, além dos grandes eventos públicos do Ano Novo, quando aumento o uso da energia elétrica.

Neste Natal, os plantões da Cemar vão das 12h de ontem até as 8h de amanhã. Já no Réveillon será das 12h do dia 31 às 8h do dia 02 de janeiro de 2016. O planejamento possibilitará o rápido restabelecimento do sistema elétrico em caso de falta. Com ele, o Maranhão estará menos sujeito a problemas de ordem técnica, já que há causas intempestivas relacionadas a fenômenos naturais (descargas atmosféricas, fortes ventos, erosões, etc), acidentes em vias públicas e vandalismo também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.

Em todo o período de estiagem, as ações de manutenção preventiva têm sido intensificadas objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso, que geralmente coincidem com as festas de final de ano. A Cemar mantem nas áreas litorâneas a lavagem dos componentes da rede elétrica e dá sequência à substituição dos isoladores comuns por isoladores híbridos (a base de silicone). Esses isoladores são mais resistentes à ação do tempo.

Ações
Outras ações como a troca de ramais, colocação de espaçadores na rede de baixa tensão, poda de galhos de árvores próximos à rede de energia, troca de transformadores e cruzetas, também foram realizadas.

Em todo o estado serão 276 equipes e 946 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores, eletricistas e analistas de TI/Telecom que estarão em regime de plantão no período festivo para garantir o atendimento. Em São Luís, serão 304 profissionais e 152 equipes. Já na região Tocantina, 169 profissionais e 68 equipes em pontos estratégicos, onde acontece grande concentração de pessoas para comemoração do Natal e virada de ano. A Central 116 estará com mais atendentes, inclusive via chat on-line.

MAIS

Em cada regional, haverá um executivo responsável pela mobilização da estrutura planejada. Em todas as bases, líderes estarão à disposição para suporte e controle das equipes. As áreas de Manutenção e Expansão ficarão de sobreaviso para eventual necessidade de mobilização. Para que tudo transcorra com tranquilidade, as equipes estarão a postos nos horários pré-definidos. Para todo o estado, a Central de Atendimento 116 já vem trabalhando com número maior de atendentes. Caso necessário, eles estarão de sobreaviso serão acionados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.