Crise

Nelson Barbosa substitui Levy e é o novo ministro da Fazenda

De saída do governo, Levy enviou nesta sexta-feira, 18, uma mensagem de fim de ano a jornalistas na qual faz uma crítica à atuação do País no esforço fiscal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
(Ministro Nelson Barbosa)

BRASÍLIA - O economista Nelson Barbosa, que era o titular da pasta de Planejamento, é o novo ministro da Fazenda, após a confirmação da saída de Joaquim Levy. A decisão só seria confirmada em janeiro, mas ele resolveu antecipar e anunciou a saída em discurso durante reunião interna.

De saída do governo, Lecy enviou nesta sexta-feira, 18, uma mensagem de fim de ano a jornalistas na qual faz uma crítica à atuação do País no esforço fiscal, ao mesmo tempo que afirma ter feito sua parte no ajuste que propôs. Na nota, o ministro não afirma se está deixando o cargo.

Ao longo do ano, medidas de aperto fiscal propostas por Levy acabaram modificadas e abrandadas pelo Congresso Nacional. "Em alguma medida, a falta de maior sinalização de disposição mais imediata de esforço fiscal por parte do Estado brasileiro também piorou as expectativas dos agentes econômicos, inibindo decisões de investimento e consumo, com reflexos negativos no nível da atividade econômica e na geração de empregos, que poderão se estender por 2016", disse o ministro.

"Eu e minha equipe fizemos o que foi proposto em janeiro, pelo menos naquilo que dependia de nós", disse o ministro, ponderando que foi possível avançar em parceria com outros órgãos do governo e especialmente com o Congresso. "O tempo saberá mostrar os resultados que se colherão de tudo que foi feito até agora", afirma.

Levy disse ainda que chega ao fim de 2015 preocupado com a situação do País, mas mantém confiança na capacidade de recuperação da economia. "Seria uma injustiça comigo, com minha equipe e com a presidente Dilma Rousseff achar que o País enfrenta uma recessão pelo fato de termos proposto e, em alguma medida, já implementado um ajuste fiscal", disse.

O ministro também afirmou que a votação da meta de superávit primário para 2016 nesta semana traz uma sinalização importante. Ele ponderou que o cumprimento da meta, aprovada sem a permissão de abatimentos, exigirá novas receitas. De acordo com Levy, isso será mais difícil agora que o governo não conseguiu que as MP 692 e 694, com medidas de ajuste do imposto de renda, fossem votadas este ano.

Barbosa - O anúncio de substituição deverá ser feito nesta sexta-feira (18), no Palácio do Planalto. A Presidência da República estaria preparando uma nota para divulgar à imprensa.

Os rumores sobre a saída de Levy do governo de Dilma Rousseff cresceram nos últimos dias depois da discordância do ministro e a equipe econômica sobre a meta fiscal para 2016.

Na quinta-feira, Levy participou de reunião no Conselho Monetário Nacional (CMN) e usou um tom de despedida ao encerrar ao encontro. Depois, em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", praticamente admitiu a sua saída ao falar do que considerou seus maiores avanços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.