Reconhecimento

Grupo Mirante premiará publicitários maranhenses

Vencedores das seis categorias da primeira edição do Prêmio Maranhense da Propaganda serão conhecidos hoje; iniciativa visa valorizar a criatividade dos profissionais da área, identificar talentos e fortalecer o mercado local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
(premio)

Serão conhecidos hoje os vencedores da primeira edição do Prêmio Maranhense da Propaganda, promovido pelo Grupo Mirante. Com o tema “É o talento que vende o seu peixe!”, a premiação escolherá os melhores trabalhos em seis categorias e tem o objetivo de valorizar o mercado publicitário local. A cerimônia de premiação acontecerá a partir das 20h, no Class Eventos, na Avenida dos Holandeses.

O Prêmio Maranhense da Propaganda foi apresentado ao mercado publicitário local em maio deste ano e foi concebido com o objetivo de valorizar a criatividade dos profissionais da área, identificar talentos em potencial e fortalecer o mercado publicitário local. “Esse prêmio é positivo para os veículos do Grupo Mirante, que mantém contato diariamente com esses profissionais, além de contribuir para que o mercado continue evoluindo, incentivando a criatividade”, afirmou Rômulo Barbosa, diretor geral de Mídias Eletrônicas do Grupo Mirante.

Na primeira edição do prêmio, foram inscritos 73 trabalhos entre VTs, spots de rádio, anúncios de jornais e banners de internet. As peças publicitárias foram analisadas por uma comissão julgadora formada pelo cofundador e sócio da agência Griffo Comunicação, Natsuo Hiraoka, o sócio­diretor de Criação da Arcos Comunicação, Carlos Renato Rocha, e o publicitário formado pelo Escola Superior de Magistratura (ESPM), Rodrigo Niemeyer.

Categorias
O prêmio está dividido nas categorias “Campanha Integrada”, que é o conjunto de comerciais de produto ou serviço, assinado por um mesmo anunciante e que tenha tema e/ou outros elementos em comum, veiculado em pelo menos dois veículos do Grupo Mirante; “Varejo/Promocional”, que é o comercial isolado de anunciante do setor privado, que contenha estratégia de venda de produtos e serviços com apelo de compra; “Institucional”, o comercial ou campanha de propaganda de causa, ideia, instituição ou serviço de utilidade pública: deverá ser desprovido de intuitos econômicos, não poderá conter apelo de compra ou consumo, nem se enquadrar em uma das categorias acima.

As demais categorias são “Jovens do ano”, destinada a jovens universitários; “Profissional do Ano” e “Anunciante do ano”, categoria para a qual não houve inscrições. Também será concedida uma homenagem especial para um profissional que deu uma contribuição significativa para o mercado publicitário local. Para a primeira edição do prêmio o escolhido foi o jornalista e publicitário José Carlos Castelo Branco, que faleceu em junho deste ano. Ele foi fundador da agência Contato Propaganda e, posteriormente, a EKOS, em 1976. Ele ajudou a fundar, também, a Associação dos Publicitários do Maranhão e o Consórcio Maranhense de Agências de Propaganda.

Ranking
Os vencedores receberão o troféu e um certificado. Todas as peças concorreram a ouro, prata e bronze, mas não seguiram o critério de ranking 1º, 2º e 3º lugares. Uma vez que, para serem premiadas, as peças deveriam alcançar a pontuação estabelecida pela comissão julgadora, conforme consta no item 5.1 do regulamento. Portanto, as categorias não terão, necessariamente, que seguir a sequência bronze, prata e ouro.

As agências que não apresentaram situação regular no Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) foram desclassificadas, bem como as agências que não concluíram seus cadastros. Assim como os estudantes, participantes da categoria “Jovens Ideias”, que não enviaram a declaração da instituição de ensino, atestando sua matrícula no período da inscrição.

Regulamento
Todos os critérios estão esclarecidos no regulamento, segundo o qual para concorrer em qualquer das categorias do Prêmio Maranhense da Propaganda, o comercial deveria ter sido veiculado, em âmbito regional e pela primeira vez, nos veículos do Grupo Mirante (TV Mirante, Jornal O Estado do Maranhão, Rádio Mirante FM, Rádio Mirante AM, Portal Imirante.com e Portal G1 Maranhão), no período de 1° de abril de 2014 a 12 de outubro de 2015. Os comerciais inscritos deveriam, necessariamente, terem sido criados por agências com CNPJ inscrito no Maranhão, já que o objetivo do prêmio é valorizar a produção e os profissionais locais.

O troféu do 1º Prêmio Maranhense da Propaganda foi projetado por designers do Grupo Mirante e produzido por uma fábrica de São Luís como forma de valorizar a produção local em todos os seus níveis. “O prêmio é um marco na história da propaganda do Maranhão, pois valoriza esse profissional que é tão estratégico para o nosso dia a dia, fazendo com que ele veja que é, sim, possível ser reconhecido pelo que faz. Além disso, o anunciante também ganha, pois vê que a sua propaganda foi premiada e que sua divulgação deu resultados positivos”, disse Viviane de Paula, gestora de Marketing, do Grupo Mirante. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.