Violência

Membros de facções brigam e três menores são baleados no Fumacê

Suspeito de ser o autor dos disparos que atingiram os meninos na porta de casa, adolescente disse à polícia que fez uso de arma de fogo em plena via pública para reagir à ação de criminosos rivais; área recebeu forte aparato policial

Ismael Araujo/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
(Fumacê)

Duas crianças e um adolescente foram balea­dos em uma briga entre integrantes de facções criminosas rivais que ocorreu no final da manhã de ontem, no bairro do Fumacê, na área Itaqui-Bacanga. A polícia informou que apreendeu um adolescente de 16 anos que seria o autor dos disparos e com ele encontrou uma escopeta calibre 12.

Foram baleados dois meninos de 3 anos - um levou um tiro nas costas e o outro foi atingido na coxa direita -, e um adolescente de 14 anos foi ferido no braço direito. As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Djalma Marques, Socorrão I, no Centro, onde passaram por intervenções cirúrgicas. O delegado titular do 5º Distrito Policial, Walter Wanderley, informou que foi deslocado para o local do tiroteio um forte aparato policial composto por guarnições da Ronda da Comunidade, homens do Serviço de Inteligência do Comando Geral da Polícia Militar, helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) e investigadores.

Após uma varredura na área, os policiais identificaram e apreenderam o suspeito de ser o autor dos disparos de arma de fogo em plena via pública que atingiram as crianças. Ele foi encontrado dentro de uma residên­cia na Rua da Irlanda, no bairro do Anjo da Guarda, e a arma estava escondida em uma área de mangue.

Na delegacia, segundo a polícia, o adolescente declarou que comprou a escopeta por R$ 1.500,00 de um homem não identificado, na cidade de Cedral. Ele disse também que os integrantes da facção criminosa que moram no Fumacê foram na manhã de ontem até a Proab, na área Itaqui-Bacanga, onde realizaram assaltos e efetuaram tiros no meio da via pública, mas não feriram ninguém.

Em reação, o menor foi até a Rua da Polinésia, no Fumacê, e efetuou vários tiros. Segundo o delegado, esse tiroteio acabou atingindo as duas crianças e o adolescente, que estavam sentadas na porta de casa, e foram levadas pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgên­cia (Samu) para o Socorrão I. Na tarde de ontem, apenas o menino de 3 anos baleado nas costas ain­da estava internado na casa de saúde e corria risco de morte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.