Acidente

Pescadores ficam à deriva e são resgatados pelo CTA

Fato aconteceu na tarde de ontem nas proximidades da ponta da Ilha de Curupu, em Raposa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Dois pescadores que estavam em área de mar nas proximidades de Curupu tentaram chegar nadando à costa)

Pescadores que estavam em uma embarcação de pequeno porte nas proximidades da ponta da Ilha de Curupu, em Raposa (MA), e que ficaram à deriva por cerca de três horas, foram resgatados na tarde de ontem por equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) da Polícia Militar do Maranhão.

De acordo com informações do CTA, até às 18h de ontem, dos três pescadores que estavam no barco, dois deles - identificados por Jeazi Campos Pinheiro, de 54 anos, e Ageu Araújo Edivaldo, de 33 anos - conseguiram ser retirados do mar. Já um terceiro integrante da embarcação, que foi identificado apenas por “Santo”, foi resgatado no início da noite de ontem por equipes da Capitania dos Portos do Maranhão.

De acordo com populares que acompanharam o resgate, os pescadores tiveram problemas no barco (cujas causas ainda não foram identificadas) a uma distância de aproximadamente 15 quilômetros da costa, por volta do meio-dia. Após duas horas de espera, Jeazi Campos Pinheiro e Ageu Araújo Edivaldo decidiram ir a nado até a costa. Já “Santo” permaneceu no barco.

Nadando

Um pescador que passava nas proximidades do local da ocorrência, por volta das 15h15 de ontem, observou os dois homens nadando até a costa. Ele ligou para a Rádio Mirante AM e entrou ao vivo durante a apresentação do programa Abrindo o Verbo (cujo âncora temporário é o radialista Marcial Lima). Logo após, o comando do CTA foi informado sobre a ocorrência, por volta das 16h de ontem, e encaminhou uma aeronave para operação de resgate.

Os dois pescadores foram retirados do mar com o uso de uma "puça" - uma espécie de rede - levados para a faixa de areia. O diretor do CTA, coronel Ismael Fonseca, informou que os dois homens passavam bem, após o resgate. “ Apesar do susto, está tudo bem com os dois homens resgatados”, disse a O Estado.

Equipes da Capitania dos Portos do Maranhão se deslocaram até o local onde o barco permaneceu à deriva. Na pequena embarcação, o terceiro tripulante (“Santo”) aguardava pelo resgate. O barco foi rebocado até a costa. “ Após ter sido acionado pelo CTA, fizemos nossa parte e colaboramos com o trabalho”, disse o comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, capitão Marcos Tadashi.

Mais - Em menos de uma semana, esta foi a segunda ocorrência de maior gravidade envolvendo embarcações no litoral maranhense. No dia 20 deste mês, um catamarã de nome “Carcará” naufragou próximo ao Espigão da Ponta d´Areia, em São Luís. Segundo informações preliminares, o excesso de pessoas na embarcação teria causado o naufrágio. Todas as pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.