Repúdio

Partido Verde repudia vereador acusado de racismo em São Luís

PV emitiu nota de repúdio contra Ivaldo Rodrigues (PDT), acusado de injúrias racistas contra a vereadora Rose Sales

O Estado Online

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Ivaldo Rodrigues afirmou que não cometeu o ato racista
Ivaldo Rodrigues afirmou que não cometeu o ato racista (Ivaldo Rodrigues vereador )

SÃO LUÍS - O Partido Verde (PV) se manifestou por meio de nota nesta quinta-feira contra o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), que é acusado de injúrias racistas contra a vereadores Rose Sales. O partido repudia com veemência o pedetista, que, durante uma discussão em uma sessão na Câmara de Vereadores de São Luís, chamou Rose Sales de medíocre e afirmou que seus antepassados, que são negros assim como a vereadora, também têm uma história medíocre. Rodrigues chega a ressaltar que o “problema” da adversária é genético, enfatizando suas palavras batendo em sua própria pele.

Criticando duramente o vereador, que nega ter feito as acusações racistas, mas tem outras agressões verbais em seu histórico, o PV afirmou que “o vereador demonstrou desrespeito e hostilidade e, tanto gestual como oralmente, tentou humilhar a vereadora”. A nota chega a falar em estupidez. “Insultos com gestual ríspido e repetitivo, batendo a palma de uma das mãos no pulso da outra”.

A nota ressalta as bandeiras do partido e reitera indignação. “O Partido Verde, que tem entre as suas bandeiras a igualdade social e o respeito às diferenças de gênero e cultura, reitera a sua indignação com o referido vereador”.

Por fim, o partido cita uma frase do líder sul-africano Nelson Mandela, símbolo na lua contra o racismo no mundo.

Veja a nota do PV na íntegra

O Partido Verde (PV) no Maranhão vem a público manifestar repúdio à demonstração de preconceito e injúria racial envidada pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) contra a sua colega parlamentar Rose Sales (PV), durante sessão plenária na Câmara Municipal de São Luís, ocorrida na última sexta-feira, dia 13 de novembro deste ano.

Na ocasião, o vereador demonstrou desrespeito e hostilidade e, tanto gestual como oralmente, tentou humilhar a vereadora, declarando em alto e bom som que, para ele, ela é “medíocre”, e que esta condição se aplica à sua genética, bem como a dos antepassados dela, reforçando os insultos com gestual ríspido e repetitivo, batendo a palma de uma das mãos no pulso da outra. Um vídeo amador, gravado de celular, está circulando pelas redes sociais e comprova o ocorrido.

Por isso, o Partido Verde, que tem entre as suas bandeiras a igualdade social e o respeito às diferenças de gênero e cultura, reitera a sua indignação com o referido vereador.

Gabrielle Soeiro
Secretária estadual de comunicação do PV-MA

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. Nelson Mandela

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.