Treinamento

Operação Foz do Amazonas é promovida em Pedreiras

Atividades operacionais, sociais e institucionais foram desenvolvidas durante quatro dias no município; objetivo do 24º Batalhão de Infantaria Leve foi o adestramento da tropa sediado em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Tropa do 24º Batalhão de Infantaria Leve desenvolveu atividades diversas no município de Pedreiras
Tropa do 24º Batalhão de Infantaria Leve desenvolveu atividades diversas no município de Pedreiras (Tropa)

Pedreiras - O 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) realizou mais uma Operação Foz do Amazonas, desta vez no município de Pedreiras. De 9 a 12 deste mês, o BIL realizou o adestramento do Batalhão, com atividades operacionais, sociais e institucionais.

Dentre as atividades do Batalhão as operações ofensivas e defensivas, ataque a área edificada, reconhecimento fluvial da calha do Rio Mearim, Aciso (palestras e atendimentos médicos e odontológicos), atividades desportivas e de recreação com alunos do ensino fundamental no Tiro de Guerra e palestras educativas em escolas do ensino médio.

Encerrando as atividades, a tropa realizou uma formatura no centro da cidade, na Praça dos Jardins, para o público em geral e autoridades da região, seguida por apresentação da banda de música do Batalhão.

História - O 24º Batalhão de Infantaria Leve teve sua origem em 1839, quando foi criado no estado do Pará o 9º Batalhão de Caçadores, passando a se chamar 5º Batalhão de Fuzileiros. O termo caçadores vem de origem francesa.

Em 1714, após o cerco a Praga, o brigadeiro Fisher organizou uma companhia de voluntários, formada por 60 cavaleiros e 40 infantes cuja tática era combater nas vanguardas e invadir em qualquer lugar que se fizesse necessário. Assim sendo, esses elementos ligeiros passaram a ser chamados caçadores.
Durante a Guerra do Paraguai (1868), o 5º Batalhão de Fuzileiros foi extinto, sendo recriado em 1870 como 5º Batalhão de Infantaria Pesada, com sede em São Luís. Em 1888, foi denominado 5º Batalhão de Infantaria e em 1908 recebeu o nome de 48º Batalhão de Caçadores, sendo em 1919 transformado no 24º Batalhão de Caçadores.

Inicialmente, o 24º Batalhão de Caçadores, teve sua sede na Praça Deodoro. No ano de 1997, recebeu a denominação histórica de Batalhão Barão de Caxias. A denominação histórica deveu-se às atuações do patrono do Exército, Luiz Alves de Lima e Silva, quando ainda coronel, na pacificação da Balaiada, no Maranhão, em 1838. Hoje é o 24º Batalhão de Infantaria Leve.

Atribuições - O Exército tem como missão preservar e garantir a defesa da pátria, zelar pelo cumprimento pleno da Constituição e pela manutenção da lei e da ordem. Em tempos de paz, uma das principais funções do Exército é defender as fronteiras brasileiras, garantindo a soberania nacional. Além de coordenar ações de apoio à fiscalização ambiental, missões de paz (como a do Haiti), assistência social e de saúde em comunidades isoladas, entre outras iniciativas.

Responsável exclusivamente pelas operações terrestres das Forças Armadas, o Exército brasileiro é composto por cerca de 235 mil soldados, o maior efetivo da América do Sul. O Exército atua por meio de unidades, subunidades e comandos, estruturas responsáveis por garantir o cumprimento das obrigações militares nas diversas regiões do país.

Devido à complexidade e ao tamanho do território nacional, o Exército brasileiro ainda possui grupos altamente especializados no combate em terrenos especiais, como a Região Amazônica, a Caatinga e áreas montanhosas.

Mais - A Unidade do Exército Brasileiro, que se tornou em 2014 em Batalhão de Infantaria Leve, é responsável pela coordenação, execução e fiscalização dos trabalhos relativos ao serviço militar no estado do Maranhão e tem como missão coordenar, fiscalizar e executar os trabalhos relativos ao alistamento realizados pelas Juntas de Serviço Militar (JSM), com a a finalidade de assegurar o recrutamento do pessoal necessário ao efetivo de paz e o controle da reserva, no âmbito do estado do Maranhão, exceto o município de Timon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.