Esporte

Barbosa de Godóis faz parte do Programa Segundo Tempo

Iniciativa é do Governo Federal e vai ter 150 núcleos na Grande Ilha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Estudantes jogam capoeira durante o lançamento do Programa/Divulgação/Matheus Marques
Estudantes jogam capoeira durante o lançamento do Programa/Divulgação/Matheus Marques (Barbosa de Godóis)

“Somos uma escola pequena, de grandes talentos, que tem a melhor equipe de handebol do Norte/Nordeste”, comemorou o professor Eduardo Telles no evento que lançou a Unidade Integrada Barbosa de Godóis, escola do sistema estadual de ensino, como o primeiro núcleo do Programa Segundo Tempo. A solenidade contou com a presença da equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e profissionais da educação ligados ao esporte.

O Programa Segundo Tempo é uma iniciativa do Ministério do Esporte, em parceria com o Governo do Estado e vai beneficiar 15 mil crianças e adolescentes, entre seis e 17 anos da Educação Básica das escolas públicas e de áreas em vulnerabilidade social dos municípios que integram a Região Metropolitana de São Luís.

O Maranhão recebeu investimento de R$ 5 milhões para a implantação do Programa Nacional de Esporte Segundo Tempo. Serão implantados 150 Núcleos Esportivos, sendo 101 em São Luís, 32 no município de São José de Ribamar, seis na Raposa e 11 em Paço do Lumiar. Os estudantes vão contar com o suporte pedagógico e técnico de 310 profissionais da área, selecionados através de Processo Seletivo Simplificado.

Durante o evento, o secretário adjunto de Projetos Especiais, Odair José, destacou que “na escola Barbosa de Godóis, esporte e educação dialogam de forma eficaz, os estudantes da escola se dedicam ao estudo e, de forma honrosa, ao esporte, ganhando importantes premiações. Aqui tem valores que devem ser incorporados por outras escolas”, frisou.

Estudantes atletas
Arthur e Gabriel, alunos da UI Barbosa de Godóis e filhos de Oswaldo Costa, são exemplos de estudantes atletas. Eles são vice-campeões de handebol mirim 2015.

Oswaldo Costa conta que conheceu a escola por meio do esporte e optou por transferir seus filhos do colégio particular em que estudavam para a Barbosa de Godóis.

Sobre o desempenho dos filhos ele destaca: “Meus filhos vão receber o Bolsa Atleta no ano que vem, tudo por conta das medalhas no handebol. O programa Segundo Tempo vai alavancar o rendimento no esporte, fomentar atletas e levantar o nome do Maranhão”, comemorou. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.