Mesmo com prazo extra

Mais Médicos: 29% dos selecionados não se apresentaram

8,4 mil profissionais brasileiros foram escolhidos para ocupar vagas deixadas por cubanos, mas 2,4 mil não compareceram aos locais de trabalho, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde divulgados ontem (19)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde informou que, até 9h de ontem (19), 5.972 dos 8.411 médicos brasileiros aprovados na primeira fase da seleção para substituir os cubanos no Mais Médicos se apresentaram nos municípios onde devem atuar. O total representa 71% dos selecionados com o primeiro edital, que era exclusivo para profissionais brasileiros que têm registro nos conselhos regionais de medicina (CRM). Os dados são preliminares, segundo a pasta.

Segundo o balanço parcial, 2.439 (29%) médicos aprovados na seleção não compareceram aos locais de trabalho. O ministério informou que irá fazer um levantamento das desistências e das 106 vagas que não foram preenchidas na primeira fase. Com o primeiro edital, 8.411 dos 8.517 postos de trabalho abertos foram ocupados. O total das vagas em aberto devem ser novamente ofertadas a profissionais com CRM no Brasil, segundo a pasta, nos dias 20 e 21 de dezembro.

As inscrições para o Mais Médicos foram abertas no dia 20 de novembro, com o objetivo de selecionar brasileiros para substituir os médicos cubanos do programa. No dia 14 de novembro, Cuba decidiu retirar seus profissionais do país, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

Primeira fase

A apresentação dos médicos com registro brasileiro era a última etapa da primeira fase de seleção para o programa. m8.411 médicos com CRM no Brasil foram aprovados para substituir os médicos de Cuba no programa. Para participar desta fase, era necessário ter registro no Brasil (diploma brasileiro ou revalidado aqui).

Em seguida, o Ministério da Saúde abriu um novo edital de seleção. Nesse, tanto profissionais com diploma brasileiro quanto aqueles formados no exterior, mesmo sem a revalidação, puderam se inscrever (até 16 de dezembro). Aa pasta prorrogou o prazo de apresentação dos médicos nos municípios — do dia 14 para o dia 18 de dezembro.
Com o fim do prazo de apresentação, a próxima etapa será divulgar o balanço de vagas (previsto para esta quarta, 19, segundo informações divulgadas pelo Planalto). Segundo a pasta, serão somadas as desistências com as vagas que não foram escolhidas na primeira fase.
Depois, nos dias 20 e 21 de dezembro, as vagas não ocupadas serão "ofertadas novamente a profissionais com CRM Brasil", segundo o ministério.
Nos dias 27 e 28 de dezembro, os médicos brasileiros formados no exterior terão acesso ao sistema para escolherem as vagas em aberto. Só então os médicos estrangeiros, formados no exterior, poderão escolher municípios onde querem trabalhar: em 3 e 4 de janeiro de 2019.

Formados no exterior

Segundo o Ministério da Saúde, 10.205 profissionais médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no Programa Mais Médicos. O prazo para envio de documentos no site do programa terminou no domingo (16). As documentações ainda estão em análise, segundo a pasta informou nesta quarta (19).

A pasta não divulgou quantos dos formados no exterior são brasileiros e quantos de outras nacionalidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.