Investindo em educação

Alimentação escolar tem mais variedade e qualidade

Bom Jesus das Selvas investe na educação como fator de mudança, inaugurando novas unidades de ensino e oferecendo cardápio variado, que garante melhor aprendizado e vida mais saudável a alunos e professores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Estudantes da rede pública de Bom Jesus das Selvas têm alimentação, cujo cardápio é elaborado por nutricionista
Estudantes da rede pública de Bom Jesus das Selvas têm alimentação, cujo cardápio é elaborado por nutricionista (Estudantes)

Bom Jesus das Selvas - A Prefeitura de Bom Jesus das Selvas está investindo na educação como instrumento, que possibilitará a melhoria da qualidade de vida da população do município. Exemplo disso é a qualidade da alimentação escolar. Os alimentos que chegam à mesa dos estudantes passam por planejamento nutricional.

O cardápio conta com Iogurte, frutas, verduras, legumes, hortaliças, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, incentivando também os bons hábitos alimentares. “Mais de 8 mil alunos em Bom Jesus, contam com refeições completas, as quais garantem melhor aprendizado e vida mais saudável às crianças de nosso município”, informou a prefeita Cristiane Damião (PTdoB).

Outro fator importante é a parceria entre agricultores e Prefeitura de Bom Jesus das Selvas, que visa fortalecer a renda dos pequenos produtores e a economia local. Nesse processo todos saem ganhando e os alunos têm a garantia de alimentação saudável e nutritiva.

O município ainda cumpre a obrigação de adquirir o mínimo de 30% da compra local, conforme prescreve a legislação. A nutricionista do município, Suzana Ferreira, é responsável por elaborar os cardápios adequados de acordo com a Lei 11.947 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Depois disso, são feitos os pedidos de produtos para as empresas licitadas e assim que entregues, são direcionados para as escolas.

Nos estabelecimentos educacionais, as merendeiras são responsáveis por verificar se existem alimentos no estoque que não foram utilizados e não precisam ser novamente adquiridos.

“Todas as medidas são tomadas para que não haja desperdício de alimentos nas escolas e que as refeições sejam de qualidade. Cada escola informa o número de alunos matriculados, de acordo com esse número é enviada a quantidade de alimento necessário”, ressaltou a gestora.

Vila Santa Clara

A obra da unidade escolar na Vila Santa Clara, povoado da zona rural, já foi iniciada. Trata-se de uma escola com duas salas de aula, cantina, banheiros, setor administrativo, área de serviço, depósito de lixo e gás, área de hortas e paisagismo. Essa obra é uma parceria do Município de Bom Jesus das Selvas e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Depois de vários anos estudando em uma escola precária, os alunos da Vila Santa Clara vão receber nos próximos meses, uma escola padrão FNDE, adequada e segura”, informou a prefeita.

Outra obra de construção de escola está em execução no povoado Vila Redonda, na zona rural de Bom Jesus das Selvas. A unidade de ensino disporá de quatro salas de aulas, cantina, refeitório, banheiros, salas de administração e informática. Essa obra também é uma parceria do Município e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.


Mais - O Programa Nacional de Alimentação Escolar garante alimentação escolar de todos os alunos matriculados na rede pública e as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.