Violência

Assaltos a escolas se tornam frequentes na Ilha

Ontem bandidos agiram em frente à U.E.B Elpídio Hermes de Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

Bandidos aterrorizaram ontem em frente à Unidade Escolar Básica (U.E.B) Elpídio Hermes de Carvalho, localizado na Rua Tarquínio Lopes, no Angelim. Eles apontaram arma de fogo para alunos e ainda conseguiram levar o veículo da professora Rosário Batalha, um Étios Sedan, de placas OJE 6903. Este é o segundo carro tomando de assalto de professora na porta de escola, localizada na capital, em menos de dois meses, pois, segundo a polícia, bandidos levaram um Fiat Uno da docente Maria Nildes Borges do estacionamento do Centro de Ensino Bacelar Portela, na Ivar Saldanha, no dia 23 de setembro.

“Momentos de tensão e muitas crianças de 9 anos a 11 anos ficaram assustadas ao presenciarem os assaltantes armados levando o carro da professora”, contou a gestora da UEB Elpídio Hermes de Carvalho, Lígia Almeida. Ela disse ainda que a ex-professora da escola, Rosário Batalha, teria indo ao colégio para fazer uma visita as amigas de profissão.

Ela ao se aproximar do seu veículo, que estava estacionado na porta da escola, foi abordada pelos bandidos. Eles estavam em duas motocicletas, de marca e placa não identificadas; e ainda havia um grupo dentro de outro veículo. A gestora também falou que havia alguns alunos em frente ao colégio ficaram nervosos pela atitude violenta cometida pelos criminosos, pois, tiveram armas de fogo apontadas em sua direção.

A polícia foi acionada e viaturas da Polícia Militar estiveram no local e fizeram rondas pela localidade, mas, não conseguiram prender o bando e não localizaram o veículo roubado.

O Estado entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública e informaram que até às 17h10 de terça-feira, 27, não havia registro de assalto a veículo, no Angelim, no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

O jornal também tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Luís no fim da tarde, mas não obteve resposta.

Ainda ontem, bandidos fizeram assalto dentro da Unidade de Saúde do Pirapora, localizado na Avenida Santos Dumont, área do João de Deus. Os assaltantes armados com arma de fogo chegaram a levar até mesmo joias dos funcionários dessa casa de saúde. Até o momento, não houve registro de prisão dos acusados.

Ação civil - No dia 8 de outubro, em virtude dos crimes ocorridos dentro das escolas, o Ministério Público do Maranhão ajuizou uma Ação Civil Pública requerendo mais segurança nas escolas. A ação, protocolada por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Defesa de Educação, foi contra as Secretarias de Educação e Segurança Pública.

Na peça, os promotores Paulo Silvestre Avelar Silva e Maria Luciane Lisboa Belo explicam que a medida foi motivada por notícias divulgadas na mídia local, relatando a insegurança nas escolas estaduais da capital. Eles lembram que no dia 23 de setembro, no Centro de Ensino Doutor João Bacelar Portela, no bairro Ivar Saldanha, uma professora teve seu carro roubado do estacionamento da unidade escolar.

Foi relatado também de tráfico de drogas nas salas de aula do Centro de Ensino Paulo Freire, no Turu. Entre as exigências da ação, o MP requer, ainda, que seja estipulada multa por descumprimento no valor de R$ 1 mil diários por aluno afetado pela insegurança escolar. Os promotores afirmam que instauram o procedimento preparatório com base em reclamações de professores, funcionários, alunos e pais de estudante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.