Na Justiça

Deputado anuncia ação na Justiça por adiamento da eleição no PMDB

Hildo Rocha diz que chapa de Andrea Murad detectou desrespeito a prazos; Roberto Costa afirma que todas as etapas jurídicas foram cumpridas

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Hildon Rocha diz que data de votação deveria ser marcada apenas 45 dias
Hildon Rocha diz que data de votação deveria ser marcada apenas 45 dias (Hildo Rocha )

São Luís - A chapa “Renovar para crescer”, que tem a deputada estadual Andrea Murad como candidata a presidente, deve formalizar hoje dois pedidos para adiamento da eleição do Diretório Estadual do PMDB. A informação foi confirmada a O Estado pelo deputado federal Hildo Rocha, no fim de semana.

A eleição está marcada para o dia 30 de outubro, mas Andrea Murad, Hildo Rocha e seus correligionários alegam que o estatuto da legenda foi descumprido quando da convocação do pleito.

Segundo Rocha, a data de votação deveria ser marcada apenas 45 dias após a realização de encontro do Diretório Estadual. O parlamentar argumenta, contudo, que esse encontro não foi realizado.

“Vamos protocolar um requerimento no Diretório Nacional, pedindo intervenção no Maranhão, e outro na Justiça, pedindo o adiamento da eleição até que todas as exigências estatutárias sejam cumpridas”, declarou.

Ainda de acordo com o deputado, a direção local do partido apresenta a ata de uma reunião realizada em setembro, exatamente 45 dias antes da data de votação definida. Ele acrescenta, contudo, que, contrariando o estatuto, a convocação para esse encontro não foi publicada no Diário Oficial, e que os membros do diretório não foram pessoalmente comunicados da sua ocorrência.

“Descumpriram todos os prazos e agora aparecem com uma ata, para tentar maquiar um processo eleitoral antiestatutário”, completou.

Segundo o parlamentar, a chapa “Renovar para crescer”, que tem a deputada Andrea Murad como candidata a presidente estadual, deve protocolar na segunda-feira (26) ação na Justiça, pedindo a anulação do atual processo, cumprimento dos prazos e definição de nova data para a eleição.

Vamos pedir uma intervenção do Diretório Nacional no Maranhão, para que haja uma eleição dentro das regras estabelecidas pelo próprio partido”Hildo Rocha, deputado federal
Grave

Para a candidata Andrea Murad, é grave a suspeita de que a ata da reunião do Diretório Estadual possa haver sido montada. Ela ressaltou que a chapa “Renovar para crescer” defende apenas a abertura de prazo para que a campanha seja feita em igualdade de condições com a chapa “Ulisses Guimarães”, encabeçada pelo senador João Alberto, que tenta a reeleição.

“Todos, sem exceção, que eu consigo entrar em contato estão insatisfeitos com o partido e por isso demonstram total apoio à nossa chapa que realmente se propõe a trazer algo novo para o partido”, relatou Andrea Murad.

Em entrevista coletiva realizada ainda na sexta-feira, o ex-deputado Ricardo Murad também comentou o caso.

“É importante que se respeite o prazo que nós precisamos ter para fazer campanha. Nós queremos ter a oportunidade de ir aos diretórios, de ir aos convencionais apresentar as nossas propostas, pra depois disso ter eleição. Mas não pode ser: convocar a eleição no dia 20 [de outubro], com dois dias termos que apresentar chapa e com dez dias você ter que votar?”, questionou.

Roberto Costa defende lisura do processo

Aliado do senador João Alberto – candidato à reeleição para presidente do PMDB pela chapa “Ulisses Guimarães” -, o deputado estadual Roberto Costa reagiu às investidas da oposição partidária.

Em comunicado disparado à imprensa ele garantiu que “todas as etapas jurídicas foram cumpridas” antes da convocação da eleição para o Diretório Estadual.

Segundo o parlamentar, tudo foi feito “como manda o regimento do partido” e não há razão para a contestação do processo eleitoral.

“Não passa de factoide criado por Ricardo Murad que a eleição poderá ser adiada. Na verdade eles estão espalhando isso porque querem criar uma instabilidade em função de não ter conseguido o apoio da maioria dos diretórios”, afirmou o parlamentar.

O peemedebista ressaltou que os espaços do partido sempre estiveram abertos, nunca havendo impedimento para que fossem ocupados pelos que militam pelas causas do PMDB.

“A disputa faz parte da democracia e sempre fomentamos isso em nossas discussões. Por essa razão, não aceitaremos acusações de membros do partido que nunca fizeram militância partidária e que nem mesmo sabem onde fica o endereço da sede do partido”, pontuou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.