O festejo em honra a São Judas Tadeu, no João Paulo, tem início nesta segunda-feira. Serão 10 dias de programação com novenário e celebração eucarística todos os dias. Para anunciar a celebração do santo, uma carreata foi realizada pelas principais ruas do bairro onde está inserida a Paróquia de Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu.
As celebrações começam hoje com alvorada e celebração eucarística no começo da manhã. Até o dia 28 deste mês, a comunidade faz homenagens a seu padroeiro. Ontem, foi dia de finalizar os preparativos para o festejo e convidar os moradores da região para a grande festa. Por isso, a paróquia teve uma programação especial.
Os devotos participaram da missa do domingo e depois houve café comunitário e uma carreata. A imagem do santo percorreu as principais vias da região da paróquia seguida por dezenas de fiéis em sés carros. De acordo com Glécio Sandro Silva, coordenador da Comunidade São Judas Tadeu, grande parte dessas pessoas faz parte das 18 equipes que estão preparando o festejo.
Ainda de acordo com ele, a programação diária começa às 18h30. No encerramento da festa, dia 28, a programação começa cedo e prossegue durante todo o dia com várias atividades como terço missionário, celebração eucarística, terço da misericórdia, procissão e missa solene. É principalmente nesse dia que são esperadas centenas de pessoas na paróquia. “Durante todo o ano, muitas pessoas vem agradecer e pedir bênçãos. No dia 28 então, a igreja fica lotada. Recebemos muitas pessoas que vêm agradecer a intercessão por terem conseguido emprego, cura e outras bênçãos”, disse.
Objetivo - O festejo deste ano tem como tema “Ser Igreja Missionária a sérvio da justiça e da paz” e lema “O servo não é maior do que o Senhor”. Segundo o Frei João Muniz, vigário paroquial, o tema é relacionado ao lema da campanha da fraternidade de 2015. “Estamos num momento em que as pessoas estão sempre querendo se sobrepor aos outros. O que nós queremos é convidar o povo de Deus, o povo cristão, para essa atitude de serviço voluntário, por amor. Quando a gente faz as coisas por amor, tudo tem sentido na vida. Se trabalhamos só por dinheiro, é vazio”, afirmou.
O frei destaca ainda que São Judas Tadeu tem um forte apelo popular por ser considerado o "santo das causas impossíveis”. “São Judas Tadeu era primo de Jesus Cristo e foi seu apóstolo. Ele deu a vida por Jesus. Ele tem um apelo muito forte porque nós sabemos que no coração humano há muitas coisas que parecem impossíveis, mas aos olhos de Deus nada parece impossível. São Judas Tadeu vem interceder, levar os nossos pedidos a Deus”, disse o Frei João Muniz.
Mais
A tradição conta que São Judas pregou o Evangelho na Judeia, Samaria, Idumeia, Síria, Mesopotâmia e Líbia antiga. Acredita-se também que ele visitou Beirute e Edessa. Sua morte teria ocorrido junto com a de Simão na Pérsia, onde teriam sido martirizados. O santo teve ainda seu nome frequentemente confundido com o de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus. Mas ele era primo de Jesus.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.